Valencia é a terceira cidade mais populosa da Espanha
Tasso Franco , da redação em Salvador |
25/12/2018 às 06:45
Passeio de carruagem pelo bairro El Carmen
Foto: BJÁ
Há um estilo valenciano de ser. Natural que assim seja numa Espanha apaixonado e com culturas e linguas diferentes num mesmo território. A comunidade autônoma de Valência, assim como os catalães e os bascos, desejaria muito ser um país independente. E, se não luta abertamente para isso como os catalães não dão muitas bolas para a monarquia e não existem sinais por aqui de que existem um primeiro ministro e um rei.
Os valencianos são orgulhosos e falam uma mistura de espanhol com catalão, quase um dialeto onde Maria José se chama Pepa, tem esse mesmo significado, e nas lojas de souvenir quase não se vê - como na Inglaterra - peças ou lembranças que remetem a familia real.
VaLência é a terceira cidade mais populosa da Espanha e tem cultura e economia próprias, um forte comércio, serviços em abundância e também diferente da Barcelona,a beira mar ou área costeira fica distante do centro, do casco antigo El Carmen, ainda com traços da ocupação romana. É mais barata do que Madrid.
O valenciano nos pareceu mais alegre e extrovertido do que o catalão, mais acolhedor, e a cidade é super organizada e sem camelôs e imigrantes à vista, salvo alguns africanos e latino-americanos especialmente do Perú e da Bolívia. Há mendigos nas calçadas e um hábito ou costume de alguns deles usarem cães para companhia, o que sensibiliza doadores de moedas. Dizem que a noite alguns deles desaparecem e têm até veiculos.
A cidade não neva. No inverno, como agora, a temperatura oscila entre 2 graus e 18 graus. Na média fica em torno de 12 graus com sol, quase sempre. Chamam isso de temperatura fesquita. As bikes também estão por toda parte e nesta época do ano no bairro El Carmen alguns ruas são cerradas (fechadas) e viram peatonais (só para passear) e às familias irem às compras.
Valência também não é uma cidade bonita como Barcelona ou Paris, mas, tem seu charme. Pode fazer um passeio de carruagem e os restaurantes com terazas são muitos. O transporte público é bom e o metrô chega até a região metropolitana de Moncada e Alfaral del Patriota. Vale. (TF)