Na exposição ‘Mar da Bahia’, treze fotógrafos embarcaram juntos na missão de fotografar o mar da Bahia e seu extenso litoral. A mostra, que propõe reacender a ligação das pessoas com o mar, é pauta do programa Soterópolis desta quinta-feira (06), que vai exibir ainda uma reportagem sobre o projeto ‘Fábrica de Musicais’ e sobre o curta-metragem baiano ‘Tempo’. A exibição é às 20h15, na TVE Bahia.
Em cartaz na galeria Cláudio Colavolpe Photo Art, a exposição Mar da Bahia é uma celebração da relação que os baianos culturalmente possuem com a água salgada. Através do olhar dos fotógrafos, as imagens revelam cenas que vão desde quem utiliza o mar por prazer, passando por aqueles que tiram dele o seu sustento, até a religiosidade, que tem como tradição prestar reverência às águas.
Já o projeto Fábrica de Musicais, do encenador João Falcão, em parceria com ao Coletivo 4, tem como objetivo promover o intercâmbio artístico entre profissionais locais com de outras regiões do país e, assim, fomentar a estética dos espetáculos de musicais. De iniciativa da Fundação Gregório de Mattos e da Prefeitura Municipal de Salvador, o projeto realiza até dezembro, uma programação gratuita composta por oficinas, laboratórios e mesas redondas destinadas a atores, dançarinos, músicos, profissionais ou amadores, técnicos de arte e produtores culturais que residam na Bahia.
Ainda nesta edição o Soterópolis vai falar sobre produção de cinema feita na Bahia. O programa exibe uma reportagem sobre o curta baiano ‘Tempo’, que foi selecionado para a mostra competitiva do Los Angeles Brazilian Film Festival (LABRFF), e aborda o mal de Alzheimer através da reflexão sobre a necessidade de afeto e amor ao próximo.
O Soterópolis vai ao ar na TVE às quintas-feiras, às 20h15, no canal 10.1, com reprises às sextas-feiras, às 17h30, e aos domingos, às 18h. Na TV Brasil, o programa é exibido sempre às sextas-feiras, às 22h15.