O Barão nas Árvores conta de forma lúdica e poética a história de Cosme Chuvasco de Rondó, filho de nobres, que aos 12 anos decide subir nas árvores e nunca mais descer, se transformando num grande defensor da natureza e do meio ambiente. Vivido pelo ator, palhaço, circense, músico e produtor Marcos Lopes, este personagem poderá ser assistido na 3ª edição do Festival Estudantil de Artes Cênicas (FESTAC), no dia 03 de dezembro, às 19h, no Teatro Martim Gonçalves, no Canela.
Inspirado no realismo fantástico de Ítalo Calvino, o espetáculo infanto-juvenil tem direção de Guilherme Hunder e traz referências às tradições e canções da cultura popular, como o Cavalo Marinho. O Barão nas Árvores é um solo preenchido de poesia e singeleza, em um híbrido de música, teatro e contação de histórias. Traz ainda um pouco da linguagem do teatro de animação, brincando com objetos e bonecos.
O solo – segundo infanto-juvenil do Coletivo Duo – trata um pouco sobre a relação da criança com o mundo, principalmente, com a família, além de discutir temas como sustentabilidade e meio ambiente, valores e cidadania, poder e amor. Cosme vira um cidadão do mundo e faz de tudo para preservá-lo, um militante do meio ambiente, protege o vale, cataloga as árvores, planta novas, etc..
FESTAC
A 3ª edição do Festival Estudantil de Artes Cênicas (FESTAC) é uma realização dos Coletivos COATO, COOXIA e a Escola de Teatro da UFBA, e contará com obras do interior e da capital baiana. O Festival Estudantil de Artes Cênicas é um espaço de encontro entre artistas criadores das artes aplicadas dentro das Escolas Secundaristas e das Escolas de Artes Cênicas do Estado da Bahia.
O FESTAC ocorrerá entre os dias 01 e 09 de dezembro, com propostas de trabalho nas áreas de Teatro, Dança, Performance, Circo, ocupando diferentes espaços culturais da cidade do Salvador – Teatro Castro Alves, Teatro Martins Gonçalves, Teatro Gamboa Nova, Teatro Sesc Senac Pelourinho, Casa Evoé (Largo dos Aflitos), Centro Cultural Plataforma, Passeio Público (Campo Grande) e o Laboratório de Experimentação Estética do Museu de Arte da Bahia.
Serviço
O quê: O Barão nas Árvores
Quando: 03 de dezembro, às 19h
Onde: Teatro Martim Gonçalves - Canela
Quanto: R$ 20 e R$ 10
Ficha Técnica
Texto: Livre adaptação da obra de Ítalo Calvino por Marcos Lopes e Antônio Fábio
Direção, figurino e maquiagem: Guilherme Hunder
Assistência de direção: Antônio Fábio
Cenografia: Erick Saboya
Preparação Corporal: Lineu Gabriel Guaraldo
Direção Musical: Luciano Salvador Bahia
Canções originais: Saulus Castro
Produção: Marcos Lopes
Arte gráfica: André Silva
Assessoria de imprensa: Rafael Brito
Fotografia: Diney Araújo
Realização: Coletivo Duo