Cultura

O fotógrafo Aramaca apresenta a exposição Cores Vivas

De 30/11 a 02/12
Adriana Nogueira , Salvador | 28/11/2018 às 20:08
Aramaca
Foto: div

De 30/11 a 02/12 os apreciadores da arte fotográfica poderão conferir o olhar sensível e antropológico do fotógrafo autodidata Aramaca sobre as cores vivas da Bahia e toda riqueza da região Costa do Dendê durante o Fera Photo Festival, primeira feira de fotografia que reúne produções de fotógrafos baianos da cena contemporânea, no Fera Palace Hotel, na Rua Chile, em Salvador.

A seleção de imagens inéditas é um ensaio que coloca em evidência as cores primárias em contraponto ao preto e ao branco, com um recorte da obra do artista nos últimos meses. São fotos do maior registro aéreo da restinga do litoral norte da Bahia, do folclore, das tradições e manifestações culturais do interior do Estado, como a Zambiapunga, do líder de capoeira de Angola, Cobra Mansa, das saias e anáguas do candomblé, dos barcos pesqueiros de Valença, da piaçava produzida nos quilombos da Costa do Dendê e muito mais.

Aramaca é o alter ego do advogado Francisco Marques Magalhães Neto, que lançará um livro sobre o mesmo tema, sob o título A Camara de Aramaca. "A obra revela as cores e a riqueza cultural e histórica da Costa do Dendê, que vai muito além das belezas de suas praias, retratando manifestações culturais e religiosas, o valor dos quilombos na formação de seu povo e a intelectualidade de sua ancestralidade”, revela o artista.

As fotos da exposição integram o livro já em finalização, com lançamento previsto para março de 2019, em Salvador, seguindo também para São Paulo, Brasília, e Miami, inclusive com o uso da tecnologia QR Code, como oportunidade de interagir com sons e personagens da região. “Quero levar a Costa do Dendê para o resto do mundo”, promete Aramaca.

Para ele, o dendê é a base de tudo… "manancial de vida e da cultura local, com cores vivas e primitivas, como o laranja e o preto”, que se misturam ao verde e ao azul capturados pelas suas lentes na síntese do olhar sobre as pessoas, os lugares e o legado da sua jornada pela região do litoral sul baiano, de Jaguaripe até a Baía de Camamu, passando pelos municípios de Valença, Taperoá, Ituberá, Cairu, Camamu, Nilo Peçanha e Maraú. 

“A obra completa, que norteia esse olhar tão apurado sobre a Costa do Dendê, e que marca o regresso do fotógrafo ao lugar que viveu parte da sua infância e adolescência, numa forte relação afetiva, valoriza toda a pluralidade da Costa do Dendê a partir de seus personagens, etnias, sabores, sons, cores, texturas, aromas, manifestações, espiritualidade e paisagens que despertaram o imaginário sensorial e intuitivo de Aramaca", comenta o publicitário Mauro Rossi, idealizador e editor do projeto pela Barro de Chão Editora, e uma das pessoas convidadas para prefaciar o livro.

Foi com ele que Aramaca viveu uma nova imersão na Costa do Dendê, juntamente com o jornalista e produtor cultural Leonardo Vinhas, escritor do livro. "A principal referência para este trabalho foi o olhar humano e o aspecto emocional de retratar da Costa do Dendê a partir do olhar pessoal e detalhista de Aramaca sobre as pessoas, ele fotografa a existência e era exatamente isso que a gente buscava”, explica Vinhas, que realizou mais de 90 entrevistas para elaborar os textos que acompanham as fotos do artista.

 

SERVIÇO

O quê: Exposição do fotógrafo Aramaca no Fera Photo Festival - Costa do Dendê

 

Quando: De 30/11 a 02/12

 

Preview para jornalistas e convidados: 29/11, das 15h às 19h

 

Onde: Fera Palace Hotel - Rua Chile, Centro Histórico de Salvador

 

Entrada: Gratuita

 

Assessoria de Imprensa: Adriana Nogueira / Core Comunicação (71) 99118-7870