Cultura

Escola Olodum: oportunidade e democracia, por CRISTINA CALACIO

A ESCOLA OLODUM comemora 35 anos - Um projeto de Cidadania afro-brasileira
Cristina Calacio , Salvador | 25/10/2018 às 17:37
Escola Olodum 35 anos
Foto:

A Escola Olodum é como um pequeno país. Aqui temos centenas de crianças, adolescentes e jovens.
Alunos, professores e funcionários. Cada um com seus sonhos, metas e objetivos. São pessoas de todos os credos e etnias, que estudam, convivem e trabalham juntas, construindo seus projetos de vida e ajudando a mudar um país.

Como os valores de uma Constituição que rege um país, aqui na Escola Olodum, tem princípios, códigos
e valores morais que perseguimos diariamente. A escola é democrática, alunos, professores e funcionários exercem seus plenos direitos de discutir, sugerir, criticar e elogiar, é um espaço democrático.

Fazer com que, dia após dias, uma população eclética, conviva em paz, respeitando-se mutuamente é uma tarefa gratificante! Porque, numa escola, assim como em um país tudo é muito dinâmico. Não somos apenas um prédio com salas, onde meninos e meninas entram, recebem ensinamentos e tornam a sair. A Escola Olodum se faz todos os dias com muito comprometimento, determinação e firmeza. Todos que aqui estudam e trabalham sabem que são responsáveis por fazer a escola.

A Escola Olodum é acima de tudo uma escola cheia de vida. Aqui se realiza sonhos e desejos. Jovens
falam baixinho, no ouvido dos colegas, segredos e descobertas. Aqui se emociona ao ver crianças e jovens superando seus limites. Sem falar do alvoroço causado daqueles que tem a oportunidade de viajar pela primeira vez em eventos culturais.

Aqui, lapidamos talentos, dançamos em dia de festa. Fazemos nossas orações, rezamos a todos os santos e temos a força de Olodumaré. Temos encontros de Pais; capacitação profissional, descobertas incríveis nas aulas de Formação de Liderança; a diversidade e expressão corporal da dança afro. Música, Arte, Cultura e Cidadania são elementos que comprovadamente, valorizam a vida e eleva a auto-estima de jovens que apesar de todas as dificuldades sociais, econômicas e culturais tem sempre uma mensagem de alegria.

Aqui descobrimos talentos na música e na arte, mas, principalmente aqui se forma para o futuro, jovens
lideranças, cidadão comprometido com uma sociedade melhor e também a certeza que poderão um dia disputar o poder deste país com isonomia. Eles podem ser Presidente, Governador, Prefeito, Senador, Deputado e vereador para o país do amanhã que tanto desejamos colocando em pratica os valores que aqui aprenderam.

A ESCOLA OLODUM comemora 35 anos - Um projeto de Cidadania afro-brasileira. Um espaço real de
participação e expressão dos jovens, crianças e adolescentes, que ao longo de mais de 3 (três) décadas tornou-se uma referência nacional e internacional pela inovação no trabalho com arte, educação e pluralidade cultural.

Lembrando: Aqui se chora de emoção, quando atingimos nossos objetivos e metas, também choramos
pela falta de iniciativas governamentais e empresariais quando das promessas não cumpridas.
E, assim como a Escola Olodum é um lugar maravilhoso para se aprender, também possa nossa Cidade,
nosso Estado, nosso País possa aprender a ser mais Justos e Igualitários para com nossos jovens que precissam apenas de oportunidades.

Cristina Calacio
Coordenadora Escola Olodum