Cultura

Feira de Santana receberá 4ª etapa do Panorama de Criação em Dança

O evento é promovido pela coordenação de Dança da Fundação Cultural do Estado
Ascom Cultura , Feira de Santana | 24/10/2018 às 09:25
Panorama De Dança Feira Guilherme Fraga
Foto: Gabriel Goulart

Dançarinos, professores e pesquisadores em Dança da Princesa do Sertão já podem comemorar. Nos dias 27 e 28 de outubro a cidade de Feira de Santana receberá a quarta etapa do projeto Panorama de Criação em Dança - IV Seminário de Criação que objetiva proporcionar o diálogo entre artistas da capital e do interior do estado sobre os seus processos criativos, políticas culturais, metodologias de criação e reflexão sobre a prática artística em dança.

 

O evento é promovido pela coordenação de Dança da Fundação Cultural do Estado (Funceb) e realizado no Centro de Cultura Amélio Amorim – espaço cultural administrado pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA).

 

Programação - A abertura do Seminário será às 8h30 de 27 de outubro. Às 9h começa a mesa de debate "Processos Criativos em Dança", onde os criadores convidados, Jorge Silva e Guilherme Fraga, farão uma explanação sobre seus processos criativos. Às 14h terá início o Workshop de Criação em Dança com Jorge Silva.

 

No dia seguinte, 28 de outubro, às 8h, será a vez do Workshop de Criação em Dança com Guilherme Fraga. Em seguida, até as 14h acontecerá o Encontro de Avaliação do Panorama. Os workshops terão foco em estratégias de criação e os participantes receberão certificado online da atividade.

 

Os inscritos também receberão um kit com pasta, caneta e bloquinho de anotações, além de livros relacionados à dança. O Panorama de Criação em Dança já passou por Salvador (2014), Juazeiro e Ilhéus (2015), Lençóis e Santa Maria da Vitória (2016).

 

A próxima etapa do projeto será o lançamento do e-book, entre abril e maio de 2019, com informações das quatro edições: discussões, metodologias, relatórios, processos de criação e fotos.

 

Guilherme Fraga - Mineiro e artista de dança, Guilherme transita entre balé clássico, dança moderna e dança contemporânea, e é Mestre em Dança com pesquisa em Coreografia e Composição Coreográfica. Integrou o Grupo Êxtase de Dança entre 2010 e 2013, onde trabalhou com o maitre cubano Reynaldo Muniz e coreógrafos como Mário Nascimento, Alex Neoral e Fernando Martins. Desde 2014 vive em Salvador onde atua como bailarino profissional. Já passou pelo Balé Jovem de Salvador (2015), Núcleo Viladança e Coletivo Los INnato (2015), Katharsis Cia de Dança (2016-2018) e Casa 4 (2017-2018). Foi professor da Escola de Dança da Fundação Cultural da Bahia lecionando nas áreas de criação, dança moderna e dança contemporânea. Atualmente é professor de Dança Contemporânea no Studio Eliane Brasil.

 

Jorge Silva - Soteropolitano, iniciou a dança no Centro Social Urbano da Caixa d´Água. Trabalhou com mestres da Bahia como Carla Moraes, Cida Linhares, Sônia Gonçalves e Mestre King, tendo o suporte necessário para a visibilidade na arte. Hoje, realiza um trabalho de resistência e estilo próprio. Foi premiado pela primeira vez em 1985 com o espetáculo paisagens, e no ano seguinte com o espetáculo "Carnaval dos Mortos", garantindo a sua participação na Oficina Internacional de Dança, e a partir de então não parou mais de criar. 

 

Serviço:

 

Panorama de Criação em Dança - IV Seminário de Criação

Quando: 27 de outubro (das 8h30 às 18h) e 28 de outubro (das 8h às 14h)

Onde: Centro de Cultura Amélio Amorim - Avenida Presidente Dutra, Centro, Feira de Santana.

Aberto ao público