Acontece nesta terça-feira, 16
Da Redação , Salvador |
16/10/2018 às 12:40
Ato para Moa
Foto:
Militantes do movimento negro, artistas das mais diversas áreas, religiosos(as) e personalidades brasileiras realizarão, na próxima terça-feira, 16 de outubro, a partir das 19h, um ato em memória ao capoeirista e ativista cultural negro Mestre Moa do Katendê, assassinado brutalmente após defender suas posições políticas.
O ato, que ocorrerá no Largo do Pelourinho, em frente à Fundação Casa de Jorge Amado, tem como principais bandeiras a luta pela democracia e pela paz.
Na ocasião, será lançado um clipe inédito em homenagem ao capoeirista, com música produzida pelo coletivo Poesia do Sim e cantada por Caetano Veloso.
Mestre Moa do Katendê foi brutalmente assassinado na madrugada do dia 08 de outubro, após o primeiro turno das eleições 2018, quando defendia o seu voto no candidato à Presidência da República pelo Partido dos Trabalhadores (PT) Fernando Haddad.
O assassino, eleitor do candidato adversário, o militar da reserva e defensor da ditadura militar Jair Bolsonaro (PSL), matou Moa pelas costas com 12 facadas, a sangue frio, sem permitir sua defesa.
O ato em memória do Mestre Moa no Pelourinho tem como mote a frase “A paz é a nossa bandeira". O objetivo é reafirmar os ideais democráticos defendidos pelo capoeirista e essenciais à saúde política do Brasil. Participarão da homenagem religiosos(as) de matriz africana, orquestra de capoeira, percussionistas dos blocos Ilê Aiyê, Olodum, Filhos de Gandhy e Filhas de Gandhy, além do Cortejo Afro e Bloco da Capoeira, que farão toques e cânticos em memória de Moa.
*SERVIÇO*
O quê - Ato em memória ao Mestre Moa do Katendê - A paz é a nossa bandeira
Quando - 16 de outubro (terça-feira), às 19h
Onde - Largo do Pelourinho, em frente à Fundação Casa de Jorge Amado