O diretor João Falcão realiza a oficina Jogos de Criar, no Teatro Gregório de Mattos, em Salvador, entre os dias 24 e 27 de outubro, das 15 às 20 horas. O curso gratuito, produzido pelo Coletivo 4, é destinado a atores, músicos e dançarinos, profissionais ou amadores, e integra as atividades do Edital Fábrica de Musicais, da Fundação Gregório de Mattos, que tem como resultado final a montagem do espetáculo Sonho de uma Noite de Verão, clássico de William Shakespeare, na versão de Adriana Falcão, encenada por João Falcão.
A oficina, que tem como ponto de partida canções nacionais para a construção de personagens, abrange escrita e atuação. No processo, os artistas compartilham suas experiências criando dramaturgia, musicalidade e interpretação para a cena. As inscrições estão abertas até o dia 18/10/18, mais informações no site www.coletivo4.com.br ou [email protected] .
Local, datas e horários:
Teatro Gregório de Mattos (Praça Castro Alves, s/n, Centro – Salvador/Bahia).
Turma 1: 24 e 25 de outubro de 2018 de 15h às 20h
Turma 2: 26 e 27 de outubro de 2018 de 15h às 20h
Inscrições: até 18/10.
*Só serão aceitas inscrições recebidas com todos os pré-requisitos até 23:59 do dia 18/10/18 (quinta-feira). A produção não se responsabiliza por atrasos nos envios ou problemas técnicos.
As Inscrições serão feitas exclusivamente pelo e-mail [email protected]
- Colocar no assunto do e-mail: OFICINA JOÃO FALCÃO e o seu nome . (Ex: OFICINA JOÃO FALCÃO – Maria dos Santos)
- Enviar no corpo do e-mail: NOME COMPLETO, DATA DE NASCIMENTO, ENDEREÇO, TELEFONE e BREVE RESUMO SOBRE TRABALHOS E EXPERIÊNCIAS ARTÍSTICAS.
- Enviar link (Youtube, Vimeo, etc) de vídeo, com duração máxima de 3 (três) minutos, falando sobre seu trabalho, aptidões específicas (canto, dança, instrumentos, etc) e o interesse em participar da oficina.
- Indicar se tem interesse em participar do processo criativo da montagem Sonho de uma Noite de Verão, entre janeiro e abril de 2019.
Pré-requisitos:
- Ser maior de 18 anos
- Ser residente do estado da Bahia (obrigatório envio de comprovante de residência emitido dentro dos últimos 6 (seis) meses)
A divulgação dos selecionados ocorre no dia 23 de outubro de 2018, nas redes sociais do Coletivo 4. Serão selecionados 60 participantes, sendo 30 para a TURMA 1 e 30 para a TURMA 2.
SOBRE JOÃO FALCÃO:
Estreou em teatro como ator e músico, em Recife, com Morte e Vida Severina. Aos 21 anos, fez um rebuliço na cidade com o musical Muito Pelo Contrário – sua estreia como diretor, escritor e compositor de um mesmo espetáculo.
Principais trabalhos no teatro: A Ver Estrelas, Mamãe Não Pode Saber, O Burguês Ridículo (Prêmio Sharp de Melhor Espetáculo), A Dona da História com Marieta Severo e Andréa Beltrão, Uma noite na Lua com Marco Nanini (prêmios Shell e Sharp por texto e direção), Quem tem medo de Virgínia Woolf, A Máquina, Ensina-me a Viver, Dhrama, Clandestinos (prêmio APTR de melhor texto e o Qualidade Brasil de melhor direção teatral de comédia), Gonzagão – a Lenda (Prêmio Shell de Música; Prêmio Qualidade Brasil de Melhor Espetáculo; e Prêmio Bibi Ferrreira de Melhor musical brasileiro, direção, figurino e direção musical, dentre outros), Ópera do Malandro, Gabriela – Um Musical (diversos prêmios, dentre eles: APCA de Diretor e Bibi Ferreira de Melhor Musical Brasileiro). Seu mais recente trabalho é a remontagem de A Dona da História com Luana Martau e Angela Dippe, que está em cartaz em São Paulo e se prepara para circular o país. Já teve peças traduzidas em inglês, francês, espanhol, alemão e hebraico.
Na televisão, em parceria com Guel Arraes, escreveu e dirigiu episódios para A Comédia da Vida Privada, adaptou clássicos da literatura para a série Brasil Especial e a minissérie O Auto da Compadecida. Criou para a Rede Globo séries como Sexo Frágil, Clandestinos – O sonho começou e Louco Por Elas. Dirigiu mais de mil filmes publicitários.
No cinema, assinou dois longas: A Máquina e Fica Comigo Esta Noite, roteirizou O Auto da Compadecida e criou a trilha sonora de Lisbela e o Prisioneiro.