Cultura

Oficina de crônicas com Nádia Virginia está com inscrições abertas

De 4 a 6 de setembro
Da Redação , Salvador | 20/08/2018 às 12:15
De 4 a 6 de setembro
Foto:


Estão abertas as inscrições para a oficina “Três Tardes com Ela: Escrevendo Crônicas”, voltada para pessoas com idade acima de 15 anos, interessadas em desenvolver a escrita em prosa no gênero crônica. A atividade será ministrada pela escritora, pesquisadora e professora da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Nadia Virginia, entre os dias 4 e 6 de setembro, das 14h às 18h, no Museu de Arte da Bahia, localizado no Corredor da Vitória, em Salvador. Interessados devem enviar e-mail para nadiavicronicamente@gmail.com. Os selecionados receberão uma notificação e deverão pagar taxa de R$150.

Com o tema “A crônica e a cidade”, a proposta da oficina “Três Tardes com Ela: Escrevendo Crônicas” é relacionar o nascimento do gênero crônica com o surgimento das grandes cidades modernas e, desde então, a difícil relação entre literatura e cidade no começo do século 20, à partir da realização de exercícios diários de leitura, escuta e escrita de crônicas e, ao mesmo tempo, relatos que deem conta do contexto histórico e cultural que originou o gênero, com exemplos das narrativas de cronistas brasileiros modernos e contemporâneos que nos ajudaram a compreender nosso próprio tempo.

A oficina será realizada em três etapas: “Quem é ela?”, onde serão iniciados os estudos da crônica, suas origens, significado e função e as primeiras crônicas serão escritas; “a cidade, eles/elas e nós”, para entendimento do gênero, estilos e os tipos; “A alma encantadora da crônica” e “Quem quer ser um cronista?” onde será trabalhada a permanente observação do mundo para a escrita e produção de uma coletânea com as crônicas dos participantes.

Nadia Virginia - Baiana de Salvador, poeta, artista visual e Professora Titular Universidade do Estado da Bahia. Graduada em Filosofia pela UFBA, mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela FACOM/UFBA e doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP.

Como artista, primeiro, veio o poema, erguido em palavras pela necessidade de sobreviver às dores que marcaram a infância quase completamente feliz, como a confirmar que todo poeta tem que ter mesmo um pouquinho de tristeza. Daí em diante poemas incontáveis e os livros... “Seleção de uma poética vital”, 1989, pela Contemp Editora; “A urbe a gente e outros poemas urgentes”, 2014, Clube de Autores; “Chovendo poemas”, e “Escritos desclassificados” em 2015, também pelo Clube de Autores, e “Meus caros poemas baratos”, 2016, pela Amazon Books.


Serviço:

O quê: Oficina “Três Tardes Com Ela: Escrevendo Crônicas”

Local: Museu de Arte da Bahia - Corredor da Vitória - Salvador

Data: 4 a 6 de setembro (segunda a quarta-feira)

Horário: 14h às 18h

Inscrição: R$ 150

Contatos: 71 3023-0561 / 99182-8255 (Nadia Virgínia)/ 71 98702 1291 (Flávia Maciel)