Cultura

Alunos a soldado aprendem importância do acervo documental da PMBA

As palestras interdisciplinares integram os seminários selecionados pelo CFAP, comandado pelo coronel Paulo Coutinho.

Cijem , Salvador | 05/08/2018 às 10:45
Palestra sobre acervo da PM
Foto:


Cento e noventa e três alunos do Curso de Formação de Soldados participaram na manhã desta sexta-feira (3), do seminário “A Importância da Documentação Histórica da PMBA”. Realizado no auditório do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), no Alto de Ondina, o evento objetivou apresentar a importância do acervo da instituição, reconhecido pela UNESCO como “Memória do Mundo”, bem como, os estudos desenvolvidos pelo órgão.

Durante a programação foram ministradas palestras sobre temáticas relacionadas ao memorial da Corporação. Na abertura dos trabalhos, o chefe da Coordenação de Documentação e Memória da PM, major Raimundo Marins, falou sobre as considerações históricas sobre os arquivos da Polícia Militar. Em seguida, foi a vez do professor Manoel Antônio Neto, da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), que discorreu a respeito de pesquisas realizadas que mostram fatos importantes, como a Guerra de Canudos e o Cangaço.

Atenta aos ensinamentos, a aluna a soldado Marianne Áurea, aprovou a atividade. “Achei de extrema importância ter acesso a esses conhecimentos que nos mostram as mudanças da nossa sociedade, ainda mais agora, que fazemos parte de uma instituição quase bi centenária. Precisamos  estar cientes do que fomos e do que queremos para o futuro da nossa comunidade baiana”, salientou.

O ciclo de palestras foi encerrado com a contribuição da professora  doutora Alícia Lose, da Universidade Federal da Bahia, que pontuou os aspectos do arquivo da Polícia Militar, em atenção aos cuidados, preservação e acervos baseados nos estudos da filologia. Na oportunidade, a palestrante parabenizou à PM pelo prêmio Memória do Mundo, patenteado pelo UNESCO, em 2017.

As palestras interdisciplinares integram os seminários selecionados pelo CFAP, comandado pelo coronel Paulo Coutinho.