Cultura

Selo independente treme~terra lança livros de autores baianos neste sá

Selo independente treme~terra lança livros de autores baianos neste sábado, no restaurante Rango Vegan, em Salvador
Da Redação , Salvador | 03/08/2018 às 09:46
Camila Hion
Foto:

O selo treme~terra realiza pela primeira vez em Salvador um “lançamentão” de livros de autores baianos. Apesar de ter sede em São Paulo, o selo independente, idealizado pela paulista Camila Hion e pelo baiano Rodrigo Lobo, busca editar, publicar e lançar obras de autores de diversas cidades e estados. Em Salvador, o restaurante Rango Vegan (Santo Antônio) foi o local escolhido para realizar o evento que vai lançar, no dia 4 de agosto (sábado), a partir das 16h, publicações de Monique Cavalcante, Rafael Barbosa e Rodrigo Lobo, todos do interior da Bahia.  

De Monique Cavalcante, o fotolivro "Phú Nhuận", com registros da temporada de um ano em que a autora viveu e trabalhou como professora nas escolas públicas do Vietnã. Também será lançado "A Civilização do Touro", de Rafael Barbosa, livro que integra a série "Quem é a Bola?", dedicada a repensar o futebol por meio de ensaios, memórias, poemas e ficção. O livro de Rafael trata do Fluminense de Feira, clube mais popular da cidade de Feira de Santana, e tenta compreender como o time dialoga com as tradições culturais locais. Para fechar a sequência de lançamentos, o próprio idealizador do selo treme~terra, Rodrigo Lobo Damasceno, lança os três primeiro volumes da série  "Quem é a Bola?". Os volumes 1, 2 e 3 retratam parte das memórias do autor relacionadas à figura paterna, relacionando-a com o futebol: torcer, jogar, falar de futebol - tudo vira uma desculpa para investigação e rememoração afetiva.

 

Na ocasião, será lançada também uma série de cartazes do artista Italo Oliveira (DJ Pivoman), com colagens que buscam recontar, por meio da imagem, as relações entre urbanidade e negritude. Durante os lançamentos, o DJ Pivoman se apresenta no comando das pickups. Também serão vendidas outras publicações do selo.    

 

SOBRE OS AUTORES

 

Monique Cavalcante é baiana, professora de português e do que ocorrer. Andando daqui pra ali, gosta de ir capturando as belezas do caminho. Nas horas vagas, coloca seus pensamentos no papel, seja em forma de letras, cores ou riscos. É fã de literatura, série e do barulho da chuva.

 

Rafael Barbosa, trinta anos a duzentos metros do Jóia da Princesa, mesmo que a cem quilômetros. Cevando a esperança na educação pelo cimento e sofrimento que o touro do sertão impõe.

 

Rodrigo Lobo Damasceno, 1985, é de Feira de Santana. Escreve e edita em São Paulo.

 

Italo Oliveira, 28 anos, multi-artista, nasceu numa encruzilhada em meio à rotina industrial da cidade de Camaçari, BA. Cria seus trabalhos através da música e das artes visuais. Cursa Bacharelado em Artes na UFBA e atualmente desenvolve trabalhos que mesclam técnicas de colagem, pintura e desenho. Trabalha de forma instintiva e é alimentado pela inquietude de viver em meio a chaminés, odores de produtos químicos, barulhos de vapor e noites de céu avermelhado.


SOBRE O SELO

treme~terra é um selo idealizado por Camila Hion e Rodrigo Lobo que atua na cena de editoração e publicação independente desde 2016. Suas publicações, de caráter caseiro e artesanal, sempre em tiragens curtas, tentam propor e compor um diálogo entre artistas do texto e da imagem. O selo pretende incentivar o uso (e o reuso) de materiais e formatos diversos para a composição e a circulação das obras. 


Trata-se de ampliar tanto o espectro textual da visualidade quanto o visual e material do texto, bem como de repensar a cadeia de produção de livros e objetos artísticos em geral, convidando tanto os autores quanto os leitores a participar ativamente dos processos de edição, montagem e circulação, questionando assim a divisão de trabalho imposta pelo mercado editorial hegemônico, no qual autor e leitor são alijados do processo de fabricação, sobre o qual pouco ou nada sabem (quem costura os livros que lemos, por exemplo?).


Com sede em São Paulo, onde atua nas diversas feiras de publicação da capital e do interior do estado, o treme˜terra busca agora circular em outros espaços, sobretudo aqueles fora do eixo (eixo onde ainda se concentram a maioria das iniciativas de editoração independente) bem como publicar autores que não são naturais do sudeste.
 

LANÇAMENTO SELO TREME~TERRA

Discotecagem Ítalo Oliveira 

Data: 04/08

Horário a partir das 16h 

Entrada gratuita