Cultura

MORRE AOS 95 anos o mais importante artista visual BA, MÁRIO CRAVO JR

Formava com Carybé e Jorge Amado um trio de grandes nomes da cultura brasileira
Da Redação , Salvador | 01/08/2018 às 12:05
MCJ 95 anos de idade
Foto: DIV
  O artista de artes visuais Mário Cravo Jr morreu na manhã desta quarta-feira (1º), em Salvador, aos 95 anos. Ele estava internado no Hospital da Teresa de Lisieux, também localizado na capital baiana, desde do dia 19 de julho, devido a um quadro de pneumonia. Ainda não foi informado onde será o velório e enterro do artista.

No último sábado (28), Mário Cravo Jr apresentou uma melhora significativa no quadro de saúde e recebeu alta da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), onde ficou internado por nove dias. 

De acordo com CORREIO, o artista trabalhou normalmente no Espaço Mario Cravo, em Pituaçu, até o dia 16 de julho. No local, ele produzia suas obras todas as manhãs. O artista era o último modernista baiano vivo. 

Em nota divulgada ainda pela manhã, o hospital informou que a morte ocorreu às 10h11, por falência múltipla de órgãos. "Toda a equipe médica do hospital, que não poupou esforços e deu todo o suporte para o seu restabelecimento, presta as mais sinceras condolências aos seus parentes, amigos e a todos os baianos", informou.

Considerado um dos mais importantes artistas plásticos da atualidade, tornou-se reconhecido internacionalmente por retratar, em sua obra, as tradições, crenças, costumes e os mitos do povo baiano.

Um dos pioneiros da Arte Moderna na Bahia e um dos grandes artistas brasileiros do século XX, Mario Cravo Jr. incorporou em seu trabalho bases arcaicas ligadas ao universo popular baiano, apresentando também um refinamento tecnológico. A simplificação formal dessas peças, nas quais o artista busca formas puras, despojadas e relacionadas ao mundo orgânico e natural, faz com que seus trabalhos apresentem afinidades com obras de Barbara Hepworth (1903-1975) e Henry Moore (1898-1986).

Em 2017, ele comemorou 70 anos de sua iniciação profissional. Tudo começou em 1947, quando ele expôs por duas vezes: Mario Cravo Júnior Expõe (no Edifício Oceania) e Mario Cravo Esculturas e Desenhos (na Associação de Cultura Brasil-Estados Unidos- ACBEU).