Siré Obá – A Festa do Rei; Teatro Vila Velha – Passeio Público, Campo Grande; 14 e 15 de junho, às 20h, e 16 de junho, 17h e 20h
Théâtre Comunicação , Salvador |
25/05/2018 às 12:09
Cena do espetáculo
Foto: Andrea Magnoni
Após o cancelamento das apresentações do espetáculo Siré Obá – A Festa do Rei em março, devido às fortes chuvas em Salvador, o Núcleo Afro-Brasileiro de Teatro de Alagoinhas (NATA) anuncia novas datas. Essa homenagem/festa/espetáculo terá curta temporada e ocorrerá dias 14 e 15 de junho, às 20h, e 16 de junho com sessões às 17h e 20h, no Teatro Vila Velha, no Passeio Público – Campo Grande. Os ingressos estão disponíveis para compra no site da Ingresso Rápido.
As apresentações fazem parte do projeto OROAFROBUMERANGUE, que conta com o apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura da Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, aprovado no Edital de Apoio a Grupos e Coletivos Culturais da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb).
O espetáculo inspira-se nos orikis (poesia em exaltação aos Orixás) para mostrar a beleza e a filosofia do culto às divindades africanas, tendo como objetivo desmitificar preconceitos e combater a intolerância religiosa. Unindo religião e arte, a peça é uma grande festa/Siré e segue a sequência das músicas cantadas e tocadas para os Orixás nos rituais do Candomblé, celebrando junto com o espectador os feitos dessas divindades.
No ano de sua estreia (2009), Siré Obá recebe três indicações ao Prêmio Braskem de Teatro: Melhor Espetáculo, Revelação (para a então estreante diretora Fernanda Júlia) e Especial (pela direção musical de Jarbas Biittencourt), categoria da qual saiu vencedor.
Ficha Técnica
Texto e Direção: Onisajé (Fernanda Júlia)
Co-autoria e co-direção: Thiago Romero
Assistência de direção: Sanara Rocha
Elenco: Antônio Marcelo, Daniel Arcades, Fabíola Nansurê e Nando Zâmbia
Atriz convidada: YalOrixá Mãe Rosa de Oyá
Instrumentistas: Sanara Rocha, Jandi Barreto, Fernanda Onisajé e Yan Bonfim
Direção Musical: Jarbas Bittencourt
Iluminação: Nando Zâmbia
Operação de Luz: Dominique Faislon
Cenografia figurino e maquiagem: Thiago Romero
Coreografia: Marilza Oliveira
Preparação vocal: Marcelo Jardim
Direção de Produção: Susan Kalik
Produção Executiva: Francisco Xavier
Realização - GOVERNO DA BAHIA, NATA e MODUPÉ PRODUTORA, ATRAVÉS DO EDITAL DE APOIO A GRUPOS E COLETIVOS 2016