Cultura

Emiliano abre ciclo de palestras Projeto Conversando com Sua História

Dia 3 de abril, 17h
IP , Salvador | 03/04/2018 às 12:20
Jornalista Emiliano José
Foto:

 

Entre 1964 a 1985 o Brasil viveu o período da Ditadura Militar. Cinco generais e uma junta militar governaram o país durante esses anos com medidas repressivas que marcaram a vida de muitas pessoas. A baiana Maria José Malheiros foi uma delas, e teve que viver na clandestinidade para fugir do regime.

A história dela foi retratada no livro do escritor e jornalista Emiliano José, que na próxima terça-feira (3), às 17h, participa do projeto Conversando com Sua História, com a palestra: A última clandestina em Paris.

O evento ocorre na Sala Kátia Mattoso, na Biblioteca Central do Estado da Bahia, nos Barris. A palestra é aberta ao público e é idealizada pelo Centro de Memória da Bahia (CMB), unidade vinculada à Fundação Pedro Calmon/SecultBa.

Sobre Maria José - Chargista no jornal O Popular, em Goiânia, Maria José Malheiros ilustrava os editoriais. Nas duas vezes em que suas charges escaparam à censura, o jornal foi fechado. Ela foi presa duas vezes, ainda menor de idade, pelas atividades de militância que desenvolvia. Depois da maioridade, acabou escapando da detenção e da tortura, o que contribuiu para que se criasse, perante os órgãos repressores, a imagem de que era ‘perigosa’. Militante política, Maria José Malheiros passou 42 anos na clandestinidade, sendo anistiada apenas em 2013.

Sobre o palestrante - Com dez livros publicados, Emiliano José é jornalista, escritor e Doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela UFBA. Hoje é superintendente de Direitos Humanos da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, militante político e membro do Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores.

CMB - O Centro de Memória da Bahia (CMB), unidade da Fundação Pedro Calmon/Secretaria de Cultura do Estado (FPC/SecultBA), tem como objetivo a difusão da história da Bahia, através da preservação e ordenação de arquivos privados e personalidades públicas, bem como a realização de exposições, seminários e cursos de formação gratuitos. Entre suas funções, é responsável pelo Memorial dos Governadores Republicanos da Bahia (MGRB), localizado no Palácio Rio Branco, no Centro Histórico de Salvador.

 

Serviço:

O que: Conversando com Sua História: Palestra - A última clandestina em Paris.

Onde: Sala Kátia Mattoso, na Biblioteca Central do Estado da Bahia.

Quem: Emiliano José

Quando: 03 de abril, às 17h