Cultura

Exposição Lugar de Terra, arte em cerâmica, na Escola de Belas Artes

Abertura: 02 de abril, segunda-feira, às 19h
Da Redação , Salvador | 31/03/2018 às 15:22
Abertura: 02 de abril, segunda-feira, às 19h
Foto:

A Exposição Lugar de Terra é composta por trabalhos inéditos em cerâmica realizados em 2017 por alunos do curso de Licenciatura em Artes Visuais da Universidade Federal do Vale do São Francisco localizada na fronteira dos estados da Bahia e Pernambuco. Com curadoria de Sarah Hallelujah, artista e professora de Cerâmica do curso que irá também expor o seu trabalho. Estará aberta ao publico na Galeria Cañizares da Escola de Belas Artes da UFBA a partir do dia 03 de abril e permanecerá até o dia 22 do mesmo mês.

Serão expostas seis obras de dimensões variadas todas explorando as potencialidades da cerâmica enquanto linguagem, em uma busca estética e poética que irá estabelecer um diálogo com o território do Semi árido Brasileiro e médio São Francisco.

A exposição surge a partir da observação de uma prática coletiva dentro do laboratório, da investigação da técnica cerâmica atravessada por questões relativas ao território e o espaço geográfico, simbólico, espiritual, econômico dessa região, assim, por meio do labor com a argila irrompe uma urgência territorial. Esses discentes.artistas em breve professores de Artes Visuais urgem pensar o seu espaço de morada, de convívio, de trabalho, de lazer...Espaço que foi tomado por um crescimento econômico acelerado e que possui dramáticas intensidades que provocaram esses habitantes do semiárido brasileiro à pensarem seu LUGAR DE TERRA. Para o Lab. Cerâmica os alunos do curso de licenciatura em Artes Visuais levaram suas inquietações para que pudessem pensar como um coletivo os recortes realizados sobre o território em que vivem, trabalhar a argila enquanto território.  

Na perspectiva de que esses territórios são múltiplos, plurais, subjetivos e que ocupam além do espaço geográfico o lugar da imanência, eles estão em formação, como poderíamos por meio da técnica cerâmica estabelecer relações com a ideia de território, sendo que para cada um a urgência territorial é uma e outra, ou muitas.




SERVIÇO:

O QUE: Exposição LUGAR DE TERRA – Déba (Débora Viana), João Pedro Rodrigues, Luíz Marcelo Gomes Barboza, Maria Júlia Santos Castro, Sarah Hallelujah, Yane Andrade.

QUANDO: Abertura – 02 de abril às 19 horas

                  Visitação – 03 à 22 de abril, 9 às 17 horas

ONDE: Escola de Belas Artes da UFBA – Galeria Cañizares

            Av. Araújo Pinho, 212, Canela. Salvador – Bahia – Brasil