Cultura

CARNAVAL DE BARRANQUILLA: Cumbia faz a festa na noite del Tambó

Hoje tem a noite das batalhas das flores
El Heraldo , Colombia | 10/02/2018 às 11:20
La cumbia, ritmo caribenho
Foto: El Heraldo

    A Plaza de la Paz cumpriu a nomeação para sua majestade, a cumbia, rainha das expressões folclóricas do Caribe na Noite de Tambó, no Carnaval de Barranquilla, Colômbia.

Os filhos do Instituto Monsalvo de Soledad abriram o palco do evento cantando para as músicas da cidade como 'Eu esqueci você', 'O africano', 'Prende la Vela', entre outros, que na voz desses pequenos gigantes foram um tributo ao cultura e tradições de La Arenosa.

Son Barranquilla, do Barrio la Luz e Herencia de Tambor, grupos que nasceram nas Casas Distritais da Cultura, conquistaram a audiência ao ritmo do tambora e da flauta de milho, com danças cantadas que retratam a natureza de muitos dos costumes ancestrales do atividade costeira.

O número XXIV Tambó Night, mais uma vez ratificou seu slogan para resgatar as rodas tradicionais da cumbia de ontem, confirmou isso pelas centenas de pessoas convocadas para o evento Carnaval em Barranquilla.

A cumbia de verdá verdá foi a protagonista da noite. Com saias, chapéus e a alegria dos participantes, a roda desta dança guiada pelo Cumbiamba Currambera do bairro Simón Bolívar foi ativada, para dar lugar a todos os dançarinos entusiastas que se juntaram ao som da flauta do maestro Pedro Ramaya Beltrán.

Em seguida, o grupo também homenageou o "gigante do bombardino", Rosendo Martínez pelos 100 anos de seu nascimento, lembrado por temas como Ramita de Matimbá, Vuelvelo a poné, entre muitos outros, para convidar o palco para "o mago" Anibal 'Sensación' Velázquez, o homem que trouxe seu acordeão não só para La Guaracha, mas também para a cumbia.

Músicas como 'Un poco de cariño', 'Alicia la flaca' e 'La Negra Celina' foram disputadas no local que honrou os 70 anos de carreira artística deste gigante do folclore.