Cultura

EXPOSIÇÃO NA CANTINA DA LUA celebra YEMANJÁ com Gilson Cardoso

Acontece a partir do dia 30 de janeiro
DP , Salvador | 27/01/2018 às 15:30
Obra de Gilson Cardoso com resíduos sólidos
Foto: GC


A Cantina da Lua do Rio Vermelho, na Vila Caramuru (antigo Mercado do Peixe), começa suas celebrações a Yemanjá no próximo dia 30.01, às 19h, com a abertura da exposição “Metamorfose Urbana Sobre as Águas”, composta por objetos de arte e de decoração do artista plástico Gilson Cardoso. A exposição visa despertar na população a consciência ambiental, a importância de não se jogar lixo nas águas.

O artista Gilson Cardoso há mais de 20 anos vem desenvolvendo trabalhos de arte construídos com resíduos sólidos descartados pela sociedade no seu dia a dia. “A mola propulsora para este trabalho foi uma reflexão sobre as questões ambientais e todas as mazelas provocadas pelo próprio homem. Falar do meio ambiente através da arte, nos leva a repensar, em que mundo queremos viver e que futuro teremos”, diz o artista que acredita que através das formas e cores, fazendo uma transformação metamórfica, a arte assume seu verdadeiro papel.

A exposição é composta por pinturas, esculturas, objetos e móveis  construídos com  pneus, papelão, plástico e outros materiais descartados. Gilson Cardoso é artista plástico formado pela Escola de Belas Artes da UFBA e já participou de várias exposições individuas e coletivas nacionais e se prepara para sua primeira individual na Europa. O artista também vem desenvolvendo vários cenários e ambientações para artistas como Mariene de Castro, Margareth Menezes e Carlinhos Brown.