Cultura

PARCERIA de Tasso Franco com Jota Borges completa dez anos em livros

Ambos já publicaram três livros: A Guerra Santa, Santo Antônio ten coronel; e Lobisomem de Serrinha - Conselheiro da República
D Redação , Salvador | 20/01/2018 às 11:20
Primeiro livro da série Causos e Lendas da Bahia
Foto:
  Completa dez anos a parceria entre o escritor Tasso Franco e o gravurista Jota Borges. O primeiro livro publicado por ambos pela Ojuobá Editoria intitulado "A Guerra Santa entre Deus e o Diabo" na série Causos e Lendas da Bahia (4 livros publicados nesta série) retrata uma disputa eleitoral que aconteceu em Serinha, anos 1970, entre Ramalho Ramos, o crente; x Mariano Santana, o cristão. 

   A ideia da 'guerra santa' teria partido de Plínio Carneiro, então deputado, apoiador de Mariano, que difundiu através de uma emissora de rádio que o candidato Ramalho era ligado ao diabo, iria fechar as igrejas e acabar com as festas religiosas. Foi uma situação bastante peculiar com padres brigando pelo meio e a vitória de Mariano. No livro, o autor, trata o assunto como ficção do realismo, retrata alguns políticos como santos e os próprios candidatos são tratados como São Mariano e Ramalho Valente.

   Tanto Mariano, quanto Ramalho já são falecidos. Plínio Carneiro, hoje, integra o PSD, grupo de Otto Alencar. Muitos dos personagens tratados como santos - São José Mota, São Carlos, etc, já faleceram; assim como o padre Demócrito. O outro padre segue vivo e casado. É um livro muito interessante. O autor diz: "Ficará para sempre na memória da história de Serrinha e um dia, quem sabe, pode chegar ao teatro e ao cinema".