Cultura

LAURO: Estrela Dalva leva tradição do terno de reis às ruas de Portão

Com cerca de 60 integrantes, o Estrela Dalva é organizado por Dona Aidêe Nascimento
MC ,  Salvador | 06/01/2018 às 11:41
Galerinha do Estrela Dalva
Foto: Lucas Lins
O Terno de Reis Estrela Dalva coloriu as ruas de Portão no início da noite desta sexta-feira (5), repetindo uma tradição de muitas décadas. Acompanhado por um público animado, embalado pelo samba de roda, os personagens evoluíram pelas ruas do bairro, dando vida a uma das mais autênticas manifestações culturais da cidade.

Com cerca de 60 integrantes, o Estrela Dalva é organizado por Dona Aidêe Nascimento, 64 anos, mestra da cultura popular, que há mais de 30 anos se dedica a preservar as expressões culturais da região. “Gosto de dançar, de ensinar essas meninas, de passar para elas o que cada personagem significa. Tudo tem um sentido”, afirma.

Bumba meu boi à frente, o terno subiu a rua principal de Portão, na dança com as burrinhas, floristas e borboletas, a cigana, castanholas e as marisqueiras. Festejo de origem portuguesa, os ternos de Reis lembram a visita dos três Reis Magos ao Menino Jesus, em Belém.

Neste sábado, o Centro recebe o Bumba Meu Boi de Dona Badinha, encerrando os festejos dos ternos de reis na cidade. Com cerca de 100 integrantes com idade entre 4 e 101 anos,, é um dos mais antigos grupos culturais da cidade. A concentração está marcada para as 18h, no final de linha do centro.