Cultura

28 DE DEZEMBRO: No dia dos inocentes Herodes mandou assassinar ninos

Dia é mais lembrado nos países de língua espanhola da América Latina
Correo de LIma , Peru | 28/12/2017 às 12:21
Arte dos inocentes
Foto:

Comumente, todo dia 28 de  dezembro , as pessoas geralmente fazem piadas com base em mentiras para jogar um truque para lembrar o " Dia dos inocentes ". No entanto, poucos sabem que é a comemoração de um episódio de terror: o assassinato de crianças menores de dois anos nascidas em  Belém, ordenadas pelo rei Herodes I , para se livrar do recém nascido de Jesus de Nazaré. No entanto, outros bebês foram mortos e foram chamados de "Inocentes Sagrados" .

A Igreja Católica lembra esse evento em 28 de dezembro, embora de acordo com o Evangelho de Mateus , o assassinato deve ter acontecido após a visita dos Magos ao Rei Herodes I o Grande (um ou dois dias depois de 6 de janeiro) embora também a data da adoração dos Magos a Jesus não tenha uma data dada exatamente nas escrituras.

Os magos foram a Belém guiados pela estrela que apareceu a eles novamente, ao sair de Jerusalém, e cheios de alegria encontraram o Menino Jesus ao lado da  Virgem Maria e São José; Eles o adoraram e ofereceram-lhe os presentes de ouro, incenso e mirra.

Mas, através de seus sonhos, eles receberam um aviso de Deus para não retornar a  Jerusalém e voltaram para seus países por outros caminhos, enquanto Herodes estava furioso e incapaz de saber onde era o recém-nascido.

Então ele cercou a cidade de Belém com seu exército e ordenou que seus soldados matassem todas as crianças menores de dois anos na cidade e seus arredores. Um anjo advertiu São José para fugir para o  Egito , e assim, quando os soldados de Herodes chegaram, o bebê, Jesus, já havia deixado Belém. No entanto, o exército matou todos os pequenos "santos inocentes" que viveram na cidade.

Na América espanhola e na Espanha, é costume fazer piadas de todos os tipos nesta data. A mídia faz piadas ou falsifica seu conteúdo de tal maneira que a informação parece real. É uma liberdade dada pelos agentes da mídia para dar rienda ao seu senso de humor, uma oportunidade que eles têm apenas uma vez por ano. Ele é tradição que os jornais publicam páginas inteiras de notícias quadrinhos com o aviso de que é April Fools Day, que vão desde aqueles que são uma paródia óbvia de qualquer evento recente, até que eles parecem sérios e enganar o leitor incauto. O dia dos inocentes é vivido em todo o mundo de língua espanhola, mas poucos sabem por quê.