Cultura

FALTA de apoio do governo pode prejudicar o Carnaval de Angola

O presidente da APROCAL, António de Oliveira “Delon”, contactado pela Angop, lamentou o facto e referiu que a resolução desta situação está fora do alcance da associação
Jornal de Angola , Luanda | 23/12/2017 às 08:21
Desfile na Marginal de Luanda ameaçado
Foto: JA
Os grupos carnavalescos de Luanda, através do seu porta-voz, Polly Rocha, manifestaram descontentamento com o atraso registado na recepção dos apoios para a preparação adequada do desfile, aventando mesmo, caso a situação não seja resolvida nos próximos dias, não saírem à rua para dançar o Carnaval em Fevereiro de 2018.

Polly Rocha afirmou à Rádio Nacional de Angola que o atraso está a criar diversos constrangimentos aos grupos, que vêm limitada a preparação adequada para desfilarem na Marginal de Luanda.

O presidente da APROCAL, António de Oliveira “Delon”, contactado pela Angop, lamentou o facto e referiu que a resolução desta situação está fora do alcance da associação. No entanto, continua a trabalhar com o Ministério da Cultura e o Governo de Luanda para ultrapassar o entrave relativo aos incentivos financeiros.

Solicitando aos grupos paciência e calma, disse que a APROCAL fará a distribuição dos valores e material assim que forem disponibilizados.

António de Oliveira reconheceu que tal situação é decorrente da conjuntura financeira do país e adiantou que os grupos carnavalescos têm conhecimento das diligências efectuadas pela APROCAL.  Para o próximo ano, a organização do Carnaval de Luanda estima em 170 milhões de kwanzas o orçamento para cobrir as necessidades dos grupos e a realização do desfile.

Manuel Sebastião, director provincial da Cultura e coordenador da comissão organizadora, afirmou durante um encontro promovido recentemente pelo Ministério da Cultura que o valor em causa garante os subsídios de participação dos grupos, pagamento de prémios aos cinco primeiros classificados de cada uma das três classes, gratificação dos membros do júri, transporte, montagem de infra-estruturas, som e iluminação.

A província de Luanda poderá contar, em Fevereiro de 2018, com 45 grupos a dançar o Carnaval nas três categorias.
O título de campeão do Carnaval de Luanda na classe de adultos (A) está em posse do grupo União Mundo da Ilha, enquanto o grupo Cassules Viveiro do Njinga a Mbande é detentor do título na classe infantil.