Cultura

LIVRO sobre capoeirista Nagé de Frede Abreu será lançado nesta quinta

Confira programação
Da Redação , Salvador | 14/12/2017 às 11:27
Frede Abreu
Foto:
 Acontece hoje a partir das 18h, o Forte da Capoeira recebe rodas de capoeira, de samba e debate com pesquisadores e mestres de capoeira, tudo isso para comemorar o lançamento do livro "Nagé, o homem que lutou capoeira até morrer", um dos últimos escritos pelo historiador baiano Frede Abreu, que morreu em 2013 e é considerado um dos grandes estudiosos da capoeira no mundo. 

Mesmo tendo sido um dos negros mais valentes da história da Bahia, Nagé teve sua história pouco contada e quase não figurou nas pesquisas, homenagens e registros históricos dos grandes capoeiristas baianos. Mas essa lacuna passa a ser preenchida amanhã, quando a programação de lançamento do livro também abraça uma mesa de debate com pesquisadores e mestres de capoeira, onde destacam-se a presença da Mestra Janja Araújo e dos historiadores Antônio Liberac e Pedro Abib.

Também haverá roda de capoeira com expoentes da capoeira de rua, comandada pelo o Mestre Lua Rasta, discípulo de Canjiquinha, e uma roda de samba rural com o grupo Angoleiros do Sertão, do Mestre Claudio Costa. 

O livro "Nagé, o homem que lutou capoeira até morrer",foi selecionado pelo edital setorial de culturas identitárias da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult - BA), cuidadosamente editado pela Barabô Editora, sob a supervisão de Elza Abreu, filha e curadora do acervo deixado pelo pesquisador Frede Abreu.

Com a publicação desse novo livro, Frede Abreu - que dedicou grande parte da sua vida aos estudos e à difusão das manifestações populares e divulgou antigos mestres e lutas similares à capoeira como a punga, o batuque, o tambor de crioula, a bassula e o mouringue - nos convida mais uma vez a conhecer e respeitar a memória de antepassados que muito contribuíram para eternizar o legado da capoeira. O livro é ilustrado com fotografias inéditas, pesquisas e pertinentes discussões sobre a capoeira de rua e os mestres de outrora. 


SERVIÇO:

Lançamento do livro “Nagé, o homem que lutou capoeira até morrer” do historiador Frede Abreu.

Local: Forte da Capoeira - Santo Antônio além do Carmo

Data: 14 de dezembro de 2017

Horário: 18h

Programação:

18h – Lançamento com exposição fotográfica e debate com pesquisadores e mestres de capoeira;

19h – Roda de capoeira com o Mestre Lua Rasta;

20h – Roda de samba com os Angoleiros do Sertão e o Mestre Cláudio Costa.

Livro: R$ 70 (valor promocional de lançamento)