Cultura

Grupo de Teatro da BCS de Itinga se apresenta hoje na Barroquinha

Dirigido por soldado da PM, espetáculo trata sobre racismo e protagonismo negro
Sd Prins , Salvador | 14/12/2017 às 11:02
Zambi
Foto:

Dezessete jovens do projeto “Vidas em Cena”, que ministra aulas de teatro gratuitas na Base Comunitária de Segurança (BCS) de Itinga, se apresentam nesta quinta-feira (14), às 16h, no Espaço Cultural da Barroquinha, com o espetáculo Zambi no 2º Festival Estudantil de Artes Cênicas (Festac). Às 17h haverá uma discussão sobre o tema abordado.

O espetáculo é uma livre adaptação do clássico Arena Conta Zumbi e trata sobre Zambi, uma entidade que congrega seu povo para resistência desde a formação do quilombo até sua destruição total, mostrando a luta e morte pela liberdade. Com direção do soldado Luide Prins, a peça inicia quando um grupo de teatro resolve montar um texto solicitado por diretor desconhecido sobre o protagonismo negro, levando os atores ao questionamento "quem é o seu Zambi?".

Vidas em Cena – Desde 2014 o projeto realizado por policiais militares oferece aulas de teatro gratuitas para jovens, com idade entre 13 e 18 anos, moradores do bairro de Itinga com o objetivo de aproximar a PM da comunidade e utilizar a arte como meio de transformação social. As aulas são ministradas por dois policiais com formação em artes cênicas e já beneficiou 140 pessoas nestes três anos de projeto