Cultura

TASSO FRANCO lança LOBISOMEM DE SERRINHA - Conselheiro da República,12

Acontece no saguão da Assembleia Legislativa, dia 12, 16h
Da Redação , Salvador | 07/12/2017 às 12:45
Tasso Franco passeando com o Lobisomem
Foto: BJÁ
   O jornalista Tasso Franco lança mais um livro em 12 de dezembro próximo, no saguão da Assembleia Legislativa, a partir das 16h. Desta feita, o escritor narra em crônicas as aventuras e os ensinamentos de um personagem do folclore nacional, o lobi, em o "Lobisomem de Serrinha - Conselheiro da República (Ed ALBA, 302 páginas, gratuito no lançamento) seleta com 62 crônicas.

   O autor diz que aprecia muito esse gênero literário - crônicas - e admira o personagem criado por ele há mais de 15 anos, o Lobi da Serra, "uma figura do folclore mundial que está presente no Nordeste brasileiro, no Brasil de uma forma geral e também em outros países, que muitos vêem, chegam até a lutar com ele, mas, até hoje ninguém conseguiu capturar um deles vivo ou morto", frisa.

   No livro, Franco aborda em suas crônicas temas baianos, nacionais e internacionais. Ninguém escapa de sua verve e das observações do Lobi, um personagem atento ao que se passa no mundo, perspicaz em suas observações sobre a República Brasis, seus personagens políticos, a baianada, os costumes, o Boteco do Teco - onde reúne seu conselho - e os pitacos prontos para ajudar, desde tirar o BAVI da situação em que se encontra, sem ganhar tÍtulos nacionais; a sua desistência de pedir o jatinho da FAB para ir a um casamento em Ilhéus.

   O Lobi é arguto, critico, sagaz, teme que o terrorismo chegue na Serra e já providenciou que as forças armadas locais se preparem para esse combate; organiza uma viagem a África para trocar o 'pinto' velho por um novo; e mostra-se civilizado ao frequentar o Shopping da Serra e saborear os quitutes do Japa. 

   As ilustrações do livro são de J. Borges parceiro do jornalista em outros dois livros. Sobre J. Borges comenta o autor: "É o mais destacado gravurista brasileiro, pernambucano que mora em Bezerros, e temos uma relação de amizade e trabalho que já dura mais de dez anos".

   Entre personagens citados no livro - mera coincidência com seres vivos - estão sua esposa Ester Loura, sua neta Sol, seus conselheiros Teco, Alirio, Tolentino, Reizinho e Pinguinha, o barbeiro Soté, o pintor Bino, a secretária Jú Fraldas, a licorista Antonha, doutor Poró, seus parentes colberzões e lapões, a vampo do Araci, frade Lopez, Dil, Erú, Dôia, Eliúde, entre outros.