Cultura

PIAUÍ É AQUI! Drag é eleita aluna mais bonita e concurso é cancelado

Para muitas pessoas, a declaração da gestora critica o processo feito na escola José Amável e discrimina Anderson. (Com informações do G1)
Da Redação , Salvador | 02/09/2017 às 12:16
Anderson, a Agatha, diz que não devolvera a faixa
Foto:
 Uma escola no interior do Piauí elegeu uma drag queen como aluna maisbonita, mas o concurso foi cancelado após um post da secretária municipal de ensino no Facebook. Ela parabenizou outra unidade escolar, que tinha escolhido uma mulher como a mais bonita, e elogiou os jurados por terem "entendido a distinção entre mais belo e mais bela". A declaração causou revolta nas redes sociais.

A eleição da drag queen ocorreu na Unidade Escolar José Amável, em Matias Olímpio, cidade a 237 km de Teresina. O estudante Anderson da Silva, 17 anos, contou ao G1 que decidiu participar do concurso como mulher e se transformou em Agatha Lorrana. Assim, levou o primeiro lugar.

Dias depois, outra escola da cidade, a Domingos Alves Pereira, fez o mesmo concurso. Foi quando a secretária municipal de educação, Sunamita Pinheiro, fez uma postagem em seu Facebook parabenizando a escola e os jurados, "por saberem escolher verdadeiramente a MULHER para representar a classe FEMININA. Uma escola consciente e apta em suas atitudes”.

O adolescente lamentou a postura de quem, para ele, deveria ser exemplo para os estudantes do município. “Por conta da repercussão do comentário da professora Sunamita, a diretora se viu obrigada a cancelar o concurso. Ela foi em cada sala de aula informar sua decisão. Me senti constrangido, porque todos sabiam que eu tinha sido eleita a mulher mais bela da escola e agora perdia meu posto – só o posto mesmo, porque a faixa que recebi eu não entrego”, afirmou Anderson.