Cultura

Lázaro Ramos grita 'Fora Temer' na Flip em ato de protesto

Escritores vão discutir influência da crônica na formação de leitores
NF , RJ | 27/07/2017 às 09:56
    A LIBRE & Nuvem de Livros traz a 15º Flip a proposta do “Sim, outro país é possível. E a leitura com isso?” em mesas sobre o papel da leitura e seu lugar no desenvolvimento do Brasil, com os temas: economia do livro e leitura, educação social e o livro,ler as minorias e o papel do mediador na cadeia do livro. Na Casa LIBRE, a leitura é a chave diante da necessidade e expectativa com o novo Brasil que acada dia é desenhado. A Flip 2017 começou hoje (26) em Paraty, cidade no Sul do estado. 
 
A casa LIBRE, parceirada Flip 2017, terá lançamentos dos livros Ponciá Vicencio e Becos da memória, de Conceição Evaristo, autora convidada da Flip  que participará de um debate com Cadão Volpato. A autora será homenageada pela Cervejaria Feminista, que lançará uma edição com rótulo sobre a escritora. 

O ator Lázaro Ramos participou da abertura da feira, que em 2017 homenageará Lima Barreto (1881-1922). Lilia Schwarcz e Lázaro Ramos fizeram uma leitura dramatizada em que Lilia recordou histórias do escritor, alternando com interpretações de Lázaro sobre os textos dos diários do próprio Lima. O encontro terminou com um protesto de Lázaro Ramos: 

- Se Lima Barreto estivesse vivo, ele também estaria aqui gritando "Fora Temer", disse.

Durante a Flip serão lançados ainda os livros Vida e Morte de MJ Gonzaga de Sá, com org. de Marcos Scheffel; Augusto Boal, embaixador do teatro, de Anderson Zanetti, além de livros com a temática LGBT.
 
Os escritores Xico Sá e Matthew Shirts discutem a influência da crônica na formação dos leitores,enquanto o papel da blogosfera e dos livros numa sociedade em inflexão será discutido pelos jornalistas Paulo Henrique Amorim e Mino Carta.