Cultura

LIVRO de ROBERTO FARIA revela a fé do povo baiano, lançamento 5 julho

Fotógrafo reúne registros de 16 anos de pesquisa no livro que ganha lançamento no dia 5 de julho, no Palácio da Aclamação

Claudia Soares , da redação em Salvador | 29/06/2017 às 18:38
Lançamento no Palácio da Aclamaçaão
Foto: DIV
A fé do povo baiano no Candomblé, Catolicismo e Umbanda inspirou uma pesquisa de 16 anos do fotógrafo Roberto Faria. Agora ele reúne seus registros documentais no seu terceiro livro, Bahia dos Deuses e das Crenças, que lança no Palácio da Aclamação (DIMUS/IPAC), no dia 5 de julho, quarta-feira, a partir das 18h. A obra, com formato tamanho 30x30cm, reúne mais de 200 fotografias distribuídas em 192 páginas. A edição trilíngue tem prefácio de Ailton Sampaio. 

As fotografias são fruto da busca por um primoroso cuidado estético, resultando belas imagens de impacto visual e pura sensibilidade. “Este livro tem caráter documental inédito, por reunir em uma única obra as principais e mais importantes festas religiosas, o sincretismo, as crenças e a fé do povo baiano”, considera o autor. 

O baiano Roberto Faria publicou antes as obras Saveiros da Bahia (2004), com apoio do Governo do Estado da Bahia, Secretaria de Desenvolvimento Urbano; e Bahia de Todas as Cores (2011). Ao longo da trajetória ele conquistou reconhecimento no cenário artístico nacional por documentar as manifestações culturais, religiosas, festas populares e o folclore do estado de origem.  

O seu novo projeto editorial foi viabilizado através da Lei Rouanet do Ministério da Cultura. Durante a X Reunião da CPLP, realizada em Salvador no início de maio, o livro foi presenteado aos Ministros da Cultura dos países de Língua Portuguesa que estiveram presentes no evento.

O fotógrafo acaba de confirmar presença na Fligê - Feira Literária de Mucugê, em agosto. O artista também estará na Flica - Feira Literária de Cachoeira 2017, onde vai proferir palestra sobre a execução, captação dos recursos, desenvolvimento e finalização do projeto do livro, além de dividir com o público as histórias que presenciou nestes 16 anos de documentação das festas religiosas. Roberto é professor e diretor fundador da Escola Baiana e já ensinou sua arte para turmas da Faculdade de Comunicação da Ufba.
Sobre o autor – Roberto Faria publicou trabalhos em veículos como National Geographic, Horizonte Geográfico, Fotografe Melhor, Mar & Mar, Náutica, Velejar, Photógrafos, Viagem & Turismo e jornais A Tarde, Correio, Gazeta Mercantil e Tribuna da Bahia. 
O fotógrafo participou de uma série de coletivas, a partir de 2001, tendo realizado a individual Salvador de Todas as Cores, em 2011, e, em 2012, participou de exposição em homenagem ao centenário de nascimento de Jorge Amado no Museu da Língua Portuguesa - São Paulo, e no Museu de Arte Moderna da Bahia. Recebeu medalhas, menções, premiações. Em 2006 teve duas fotografias na Bienal de Fotografia Natureza da Croácia e duas fotografias na Bienal da Arte Fotográfica P&B no MIS São Paulo-SP. Em 2008 recebeu Menção Honrosa com a obra Menino Deus, na XXV Bienal de Arte Fotográfica em P&B promovida pela Confederação Brasileira de Fotografia. Caxias do Sul-RS.

Dinamização de espaços – O lançamento do livro faz parte do projeto de dinamização de espaços do IPAC. O Palácio da Aclamação, solar oitocentista, foi sede de variados eventos com propostas artísticas e culturais neste ano, dentre eles a abertura da 15ª Semana Nacional de Museus com o lançamento da programação do Núcleo de Ópera da Bahia (NOP), o III Festival de Ilustração e Literatura Expandido, a ‘Feira Pedra Papel Tesouro’, a solenidade de doação do acervo de Roberto Santos (ex-governador da Bahia), ensaios fotográficos para o editorial de moda Bazar (do Jornal Correio) e cenário para gravações de ‘Édipo Rei’, peça francesa dirigida por Gilles Pastor que tem previsão de estreia no final de agosto em Lyon, na França.

O Palácio da Aclamação integra a Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (DIMUS/IPAC), unidade vinculada a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA).



SERVIÇO:

Bahia dos Deuses e das Crenças
192 páginas, 30x30cm, com mais de 200 fotografias, R$100

Lançamento
Onde: Palácio da Aclamação (Av. Sete de Setembro, 1330 - Campo Grande)
Quando: 5 de julho, quarta-feira, 18h
Ingresso: Gratuito