Cultura

SERRINHA tem referências históricas de 300 anos e 141 como município

A mudança de Vila para Cidade só aconteceu em 30 de junho de 1891
Tasso Franco , da redação em Salvador | 13/06/2017 às 13:14
Centro de Serrinha ainda com cruzeiro em frente à matriz
Foto: Museu Pró-Memória
   Hoje, o município de Serrinha completa 141 de sua emancipação politica.
  
   Agora, as primeiras referência históricas documentadas sobre Serrinha datam de 1716, quando da alienação das terras dos Tocós escritura pública de venda que dona Isabel Guedes de Brito passou em Salvador, em 31 de maio, ao capitão Antonio de Affonseca, morador em Cachoeiura, dos sitios Maçaranduba, Serra Grande e Dois. 
 
     Neste documento há uma referência a Fazenda da Serra e Serrinha, a partir do Morrinho, e dela corria à nascença do Riacho da Tapera. Portanto, há 301 anos.
   
   A segunda referência mais explícita data de 1723, quando Bernardo da Silva compra de Joana Guedes de Brito e do seu marido João de Mascarenhass as terras dos Sertões dos Tocós e nela um sitio chamado Serrinha, onde veio a morar. Portanto, há 294 anos. Issto está documentado em escritura pública arquivado no IGHB.
  
   Ou seja, Bernardo da Silva já morava no sitio Tambuatá e quando comprou as terras de Serrinha e mudou-se para onde hoje é a antiga sede da Prefeitura, ao lado da igreja matriz, a partir de 1723. Bernardo morreu em 1750.
   
   Serrinha torna-se arraial por volta de 1780 - documentos cartoriais mostram até 1775 que ainda era Sitio de Nossa Senhora de Santa Anna da Serrinha.
  
   Torna-se Distrito de Paz de Serrinha com elevação da capela à categoria de Freguesia em 1838. Portanto, 179 anos. Até essa data era filial da Freguesia de São João Baptista da Água Fria. Somente a parte religiosa.
   
   Em 13 de junho de 1876 constitui-se município desmembrando-se de Villa de Purificação dos Campos, Irará. Portanto, 141 anos. Presidente da Provincia Luiz Antonio da Silva Nunes.
  
   Em 1 de outubro de 1876 instalou-se a Câmara - mesmo ano da criação do municpio. Eleito presidente o capitão José Joaquim de Araújo.  
 
    Posse do primeiro intendente (cargo correspondente a prefeito) foi em 3 de março de 1890. Portanto 127 anos.
  
   Mais uma curiosidade: Serrinha conquista a emancipação politica na condição de Vila e só torna-se Cidade em 30 de junho de 1891, 15 anos após a emancipação politica. Portanto, há 12 anos.
   
   DATAS A COMEMORAR
   
   Normalmente, os municípios só comemoraram a data da emancipação política. Mas, a história não pode ser apagada. Serrinha, portanto, tem 301 de citações; 294 de documentos com nome da Fazenda Serrinha e instalação de Bernardo da Silva e sua familia; e as datas relativas a Arraial, Vila e Cidade.
  
    Salvador, por exemplo, adotou como data de sua fundação 29 de março de 1549, mas, há toda uma hisrtória anterior, com Caramuru e com as capitanias hereditárias. Recife adota a data de instalação da capitania, 1534. (TF)