Cultura

Festival promove espaço para coletivos culturais da Periferia

Em seu terceiro ano, o Festival das Periferias acontece de 15 a 18 de março, em Plataforma, bairro do Subúrbio Ferroviário de Salvador
CIPÓ Comunicação , Salvador | 09/03/2017 às 12:37

Música, dança, teatro e performance farão parte da programação do Festival das Periferias Ano 3 – cada quebrada um ritmo, que acontece entre os dias 15 e 18 de março, em Plataforma, Subúrbio Ferroviário de Salvador. Além das apresentações artísticas, o Festival ainda contará com seminário, minicursos e o 1º Concurso Música de Favela. 

O show de encerramento ficará por conta da cantora Larissa Luz. O evento, totalmente gratuito, integra o Projeto: Formação em Produção e Gestão para Jovens de Coletivos Culturais, realizado pela CIPÓ com apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda, Fundação Cultural e Secretaria de Cultura da Bahia.

O objetivo do Festival é valorizar a cultural local, favorecendo a identidade das comunidades periféricas. Para isso, além das apresentações culturais, também ocorrerão debates sobre os temas: Culturas Periféricas e Cultura e Mundo do Trabalho; além de Minicursos sobre elaboração de projetos culturais e planejamento de comunicação para ações culturais, no intuito de instrumentalizar jovens produtores para realização de ações culturais na periferia.

O Festival ainda contará com o I Concurso Música de Favela, com o compromisso de reconhecer os ritmos e talentos das periferias de Salvador, valorizando a produção musical jovem. Poderá participar qualquer jovem compositor que more em bairro periférico de Salvador, com idade entre 15 e 29 anos. Serão aceitas inscrições de músicas inéditas, de gênero livre, e com temática sobre juventude e periferia. Na etapa final do Concurso, as 6 composições selecionadas serão apresentadas ao vivo para o público e para os jurados.

Produção Jovem -  Como parte da formação, toda produção do evento contará com a participação direta de jovens entre 15 e 24 anos oriundos de coletivos, organizações e grupos culturais do Subúrbio Ferroviário. Eles participam do projeto Formação em Produção e Gestão para Jovens de Coletivos Culturais..

Inscrição e mais informações na página do Festival no Facebook: www.facebook.com/festivaldasperiferias