Cultura

Assembleia Lança livro Direito de Sambar de Batatinha e TV se renova

Aconteceu na sexta, 20
Da Redação ,  Salvador | 22/01/2017 às 12:12
Batatinha
Foto:
Moderna, democrática e interativa. A programação da nova TV Assembleia foi apresentada ontem pelo diretor-geral da Fundação Paulo Jackson, responsável pela gestão do Canal Assembleia, José Acurcio Vaz Souza em evento destinado aos profissionais de Comunicação do Legislativo baiano. “Ela não falará só de política e dos trabalhos da AL. É uma TV completa, como todas as emissoras contemporâneas com uma programação que vai da utilidade pública ao turismo”, afirmou Acurcio.
O diretor lembrou que, até dezembro de 2014, a TV só podia ser assistida nos canais fechados. Acurcio elencou os diversos avanços alcançados pelo canal nos últimos anos, como melhoria dos estúdios, expansão do canal para a WEB, Net e Sky; recuperação e ordenamento do arquivo da TV; obtenção da outorga definitiva para operação de canal próprio. “Agora estamos lançando novos programas, com novos operadores, cenários e vinhetas modernas. Também expandimos o sinal da TV através do satélite para telespectadores de toda Bahia e do Brasil, além de criarmos um aplicativo para smartphone”, contou Acurcio.

A nova programação do Canal Assembleia começa no próximo dia 21 e contará com uma campanha publicitária que levará o tema “Das plenárias a melhor programação, a Assembleia tem para você”, para o rádio, TV e impressos. Entre os programas já confirmados na nova grade de programação destacam-se: “Assembleia Entrevista” – com o apresentador Humberto Pinheiro, que continua ouvindo os parlamentares da Casa; O “Assembleia Notícias”, com Miriam Nery; “Bahia da Gente” e “Fala Comunidade”, com Jefferson Beltrão comentando sobre os problemas do dia a dia da população; 

Também fazem parte da programação “Todos os Cantos” com Paula Ary e “O Ateliê” e “Assembleia Literatura”, com Claudius Portugal, falando sobre música, arte e cultura; “Ponto de Vista”, com Carlos Alberto Reis e “Espaço Livre”, com Aureny de Almeida trazendo debates sobre temas diversos, “Eco-ciência”, com Darly Martins e “Oxente, Você Sabia?”, com Michelle Gramacho, trazendo curiosidades sobre a Bahia.


AL lança obra poética  e musical de Batatinha foto Batata 01  BiraPaim/Agência-Alba

A Assembleia Legislativa lançou mais um livro: “Batatinha – Direito de Sambar. Cancioneiro – Songbook”, da Família Batatinha, no antigo bar Toalha da Saudade, Ladeira dos Aflitos, em Salvador. O livro revive, preserva e difunde o acervo fonográfico do sambista. Realizado pela Baluart Projetos Culturais, com patrocínio do programa Natura Musical, Fazcultura, em parceria com a família Batatinha e apoio cultural da Assembleia Legislativa da Bahia, o projeto teve início na pesquisa e catalogação dos fonogramas produzidos pelo artista ao longo de seus 72 anos de vida.

O trabalho revela histórias que permeiam o imaginário de suas canções. Também foram recuperados e tratados os fonogramas publicados em carreira e áudios de entrevistas, algumas de conteúdo inédito. Dois produtos culturais resultaram do processo de pesquisa e estão disponíveis ao público: o acervo fonográfico, que pode ser acessado por meio do site www.acervobatatinha.com.br e pelo livro de canções.