Cultura

TEATRO perde NADYA TURENKKO a talentosa atriz de Abismo de Rosas

Amigos e colegas lamentam a morte de Nadya Turenkko
Da Redação , Salvador | 19/09/2016 às 10:40
Nadya sofria de câncer e faleceu nesta segunda-feira
Foto: DIV
   "Os palcos estão em silêncio. Reverência e homenagem eterna a esta grande atriz, esta mulher incrível. Digna, talentosa e muito disciplinada. Uma das meninas mais incríveis que tive o prazer se dirigir. A dor é que vai ter sempre um papel nas minhas peças esperando por ela. O consolo é saber que tive o prazer de conviver com esta grande figura. Que lutou até o fim com uma coragem impressionante. Que os deuses do teatro lhe recebam com uma grande festa Nadja Turenko. Evoé! !!!!!", afirmou Fernando Guerreiro, da FGM, em nota, sobre a morte de Nadya Turenkko.

   Nadya faleceu na madrugada desta segunda-feira, 19, em São Paulo, onde se tratava de um câncer. Natural de Belém do Pará, a atriz era radicada em Salvador e atuou em várias peças, como em "Abismo de Rosas" com Wagner Moura. Ela também foi professora da Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia (Ufba).

   Nas redes sociais, fãs e amigos lamentaram a morte da atriz. "Minha homenagem a essa atriz maravilhosa, minha conterrânea, que tive o privilégio de fotografá-la em cena, na peça 'Abismo de Rosas', e que nos deixou hoje, depois de uma forte luta pela vida. Descanse em paz Nadja Turenkko", escreveu o fotógrafo Elói Corrêa.

   "Nadja Turenkko me ensinou a respirar e a passar pela dor sorrindo! Meu carinho e admiração eternos. Obrigada! Fica em paz, paz, paz, fica em paz! Seja recebida no seu novo estado com a alegria que você espalhou nesta terra!", relatou a ex-aluna Natália Amoreira, do Rio de Janeiro, no Facebook.

  O músico Leo Rocha, também nas redes sociais, afirmou que "a vida permite que pessoas especiais passem por sua história e que lhe ensine algo que, certamente, te faz uma pessoa melhor. Eu só tenho a agradecer pelos ensinamentos. Desejo muita luz e força a família.  Descanse em paz, mestra".