Cultura

João Miguel é o convidado do projeto “Conversas Plugadas”

No domingo (18) o ator participa de do projeto “Domingo no TCA”, com ingressos a R$ 1,00
Ascom Cultura , Salvador | 16/09/2016 às 12:06
João Miguel
Foto: Divulgação

Depois que subir ao palco do Teatro Castro Alves com o espetáculo “Bispo”, na manhã do próximo domingo (18), no projeto “Domingo no TCA”, o premiado ator baiano João Miguel terá mais um grande encontro com o público. Ele vai ser o convidado do projeto “Conversas Plugadas”, na segunda-feira (19), também na Sala Principal do TCA, às 19h. O bate-papo tem entrada gratuita, sujeita a lotação do espaço, com senhas distribuídas a partir de 1 hora antes do evento. O projeto “Conversas Plugadas” foi criado há nove anos, pelo Teatro Castro Alves, com apoio da Secretaria de Cultura (Secult/BA) e Fundação Cultural do Estado da Bahia, com o objetivo de promover o intercâmbio entre a sociedade e profissionais de grande excelência no campo das artes.

Nascido em Salvador, e com mais de 30 anos de carreira, João Miguel é reconhecido nacionalmente pelo talento e versatilidade em produções de teatro, cinema, minisséries e novelas de televisão, como Cordel Encantado, O Canto da Sereia e Gonzaga, de Pai para Filho. Durante o bate-papo de “Conversas Plugadas”, o artista falará sobre sua trajetória, experiências e pontos de vista como intérprete, diretor e roteirista, destacando a temporada nordestina da nova montagem de “Bispo”, livremente inspirada na vida do visionário artista sergipano que viveu como interno da Colônia Juliano Moreira, no Rio de Janeiro, diagnosticado como esquizofrênico-paranoico.

“A relação com o Nordeste nesta temporada está calcada nas minhas origens como artista e nordestino, dialogando com as de ‘Bispo’. O Nordeste é o espaço de resistência de grande produção criativa na história do país, de onde saíram grandes movimentos marcantes para a cultura brasileira, como o tropicalismo, o Cinema Novo e movimento do teatro baiano nos anos 60”, afirma João Miguel.

Prêmios – A primeira montagem de “Bispo” (2001), em Salvador, ganhou prêmios de melhor ator (João Miguel) diretor (Edgard Navarro), cenário, espetáculo e ator revelação, e a indicação ao Prêmio Shell de melhor ator em 2003. Ao longo de sua carreira, João Miguel já foi contemplado com mais de 20 prêmios nacionais e internacionais, também no cinema, dentre eles o prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) de Melhor Ator em Cinema (2015), com A hora e a vez de Augusto Matraga; Prêmio da Educação Nacional do Festival de Cannes e de melhor ator na Mostra Internacional de Cinema de 2005, com Cinema, Aspirina e Urubus. Prêmio de melhor ator no Festival de Valladolid, Espanha, em 2008, com o filme Estômago. E os prêmios de melhor ator no Festival de Cinema Brasileiro em Paris, e melhor ator no Festival Internacional de Cinema Brasileiro em Miami, em 2009, com Se nada mais der certo.

SERVIÇO:

PROJETO “CONVERSAS PLUGADAS” - COM O ATOR E DIRETOR JOÃO MIGUEL

Local: Sala Principal do Teatro Castro Alves (Pç. Dois de Julho, Campo Grande)

Data: 19 de setembro (segunda-feira) | Horário: 19h

Ingressos: Gratuito, sujeita a lotação do espaço, com senhas distribuídas a partir de 1 hora antes do evento