Cultura

MORRE ACADÊMICO GERALDO MACHADO ex-diretor da Fundação Cultural

O corpo de Machado será cremado neste domingo, às 15h30m, no Cemitério Jardim da Saudade. Com informações do BN e twitter
Da Redação , da redação em Salvador | 06/08/2016 às 18:52
Geraldo Machado
Foto: DIV
   O acadêmico Geraldo Machado morreu neste sábado, em Salvador, vítima de um câncer. Estava internado no Hospital Aliança e era títular atual da Cadeira 4 da Academia de Letras da Bahia.

   Foi comendador da Ordem do Mérito da Bahia, em 1983, e membro do Conselho Estadual de Cultura, de 1983 a 1987, dentre outros cargos. Entre os seus trabalhos mais destacados está a gestão da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), que comandou no mesmo período.

  O jornalista Samuel Celestino lamentou o falecimento. "Fui dele amigo quando eu tinha 20 anos e ele tinha 17. Eu, como jornalista, e ele, quando era assessor da época em que Antonio Carlos Magalhaes foi prefeito da cidade. Ele era assessor de Rosalvo Barbosa  Romeo, chefe da Casa Civil da prefeitura, e fizemos uma amizade muito profunda, que durou até hoje", declarou Celestino, ressaltando que o amigo gerou um patrimônio cultural que marcou época na história da Bahia. 

   No twitter, Aninha Franco destaca a postura educada e competente de Geraldo. 

   O jornalista Luis Guilherme Pontes Tavares diz: "A notícia não me caiu bem. Fico triste com ela. O conheço há muitos anos e foi comigo sempre gentil, Guardarei saudades, Compartilho a dor com Ana Maria de Aguiar, que o tinha como irmão.

   Mercedes Rosa comenta: "Nem posso acreditar que perdí o meu amigo e, a Bahia, mais uma grande figura da culrtura! Consuelo, Sylvia, Myriam e agora, o querido amigo! É demais!!!!