Cultura

Clube do Livro será lançado pela Livraria Leitura

Pesquisa divulgada pelo Instituto Pró-Livro (IPL) diz que a leitura é um hábito de 56% da população brasileira
Hetth Carvalho , Salvador | 28/07/2016 às 17:19

Os apaixonados por livros acabam de ganhar mais um espaço para debater e compartilhar informações e novidades sobre obras e autores. A Livraria Leitura do Salvador Norte Shopping está lançando neste mês o Clube do Livro. Os encontros acontecerão sempre no último sábado de cada mês, a partir das 16 horas. O primeiro será no dia 30 de julho (sábado) e para participar os interessados precisam chegar 30 minutos antes para fazer sua inscrição gratuita.

Nesta primeira edição o livro escolhido foi “Como Eu Era Antes de Você”, de Jojo Moyes, que inspirou o filme homônimo.“Durante este encontro também vamos debater a versão desta história adaptada para o cinema. Teremos dois mediadores e muitos participantes que já leram o livro e assistiram ao filme. Acreditamos que o bate papo vai ser uma grande troca de conhecimentos e percepções”, afirma Liliane Zebral, Proprietária da Livraria Leitura. A loja também possui uma comunidade no Whatsaap criada para trocar conhecimentos sobre as obras.

 

Hábito de leitura cresce no país

Adriana Portela, de 35 anos, é uma apaixonada por livros. “Mantenho uma média de leitura de quatro livros por mês, mas já cheguei a ler doze exemplares em trinta dias”, revela a auxiliar administrativa e mãe de dois filhos. “ A gente sempre encontra um tempo para a leitura e o Clube do Livro será mais um estímulo, além de ser uma ótima oportunidade para trocar experiências”, afirma.

Além de compartilhar informações importantes como dicas de títulos, autores e gêneros, o Clube do Livro atesta uma tendência nacional que é o crescimento do hábito de leitura no Brasil. De acordo com  pesquisa divulgada no mês passado pelo Instituto Pró-Livro (IPL), ler se tornou uma rotina para 56% da população brasileira. Pela metodologia do estudo é necessário ter lido ao menos um livro nos últimos três meses.

Foram ouvidas 5 mil pessoas em 317 municípios brasileiros em todas as regiões do pais, no período de 23 de novembro e 14 de dezembro de 2015. Segundo dados compartilhado pela Agência Brasil, entre os leitores, 42% disseram ter o hábito de ler a Bíblia. Em seguida, entre as leituras frequentes, aparecem os livros religiosos, os contos e os romances, com 22% da preferência do público. Os livros didáticos são habituais para 16% da população e os infantis, para 15%.