Cultura

Assembleia lança livro sobre educadora baiana Denise Tavares

Escrito pelas penas de Aurora Vasconcelos e Fabiano Viana Oliveira
Da Redação , Salvador | 20/07/2016 às 18:26
Denise Tavares
Foto: DIV
A Assembleia Legislativa da Bahia, com o apoio da Biblioteca Infantil Monteiro Lobato (BIML), lança na próxima terça-feira (26.07.16) o 46º livro da sua Coleção Gente da Bahia: a biografia de Denise Tavares de autoria da jornalista e especialista em Filosofia Contemporânea Aurora Vasconcelos e do professor de Ciências Humanas Fabiano Oliveira.

Nascida no dia 7 de maio de 1925 em Nazaré das Farinhas, Denise Tavares foi uma mulher revolucionária , admirada por alguns e odiada por outros pela sua conduta tida como audaciosa,  característica considerada inadmissível para a sociedade conservadora de Salvador na época em que viveu.

Foi ela quem criou a Biblioteca Infantil Monteiro Lobato, primeira instituição pública do Nordeste dedicada às crianças e a segunda do Brasil.  Inaugurada em 18 de abril de 1950, a biblioteca foi uma homenagem da Bahia ao escritor Monteiro Lobato e a sua criação contou com o apoio de intelectuais baianos, entre os quais se destacam o educador Anísio Teixeira e o professor Adroaldo Ribeiro Costa.

Para criar e manter a BIML, Denise enfrentou políticos e educadores que achavam um desperdício uma biblioteca para crianças, bem como a Igreja, representada pelo padre Sales Brasil, para quem a instituição desencaminharia as crianças por homenagear um escritor considerado por ele como comunista.

O lançamento do livro, como não poderia deixar de ser, acontecerá na própria biblioteca que funciona no seu local de origem no bairro  de Nazaré, às 17 horas, da próxima terça-feira.. A data foi escolhida para lembrar o Dia do Escritor que ocorre no dia 25 de julho, e  os livros serão doados aos convidados que lá comparecerem.