Cultura

Acbeu e UFBA realizam em parceria Seminário para professores de inglês

Evento tem como meta desafiar professores de inglês a pensar o ensino da língua de forma a aproximar e motivar os estudantes sendo um elo de desenvolvimento capaz de prepará-los para o futuro
Cely Barbosa , Salvador | 06/07/2016 às 20:03
Abertura do Seminário
Foto: Bruno Winicius

A Acbeu dá continuidade nesta quinta-feira, 7, ao segundo e último dia da 55a edição do TEFL Seminar, evento anual que tem como meta desafiar professores de inglês a pensar o ensino da língua de forma a aproximar e motivar os estudantes sendo um elo de desenvolvimento capaz de prepará-los para o futuro. Tendo como temática geral a frase Honoring the past! Celebrating the future! o objetivo primordial, este ano, é conclamar os participantes a não perder de vista o passado na construção do ensino do futuro. Este ano, o evento, que é organizado pelo Departamento Acadêmico da Acbeu, e está inserido nas comemorações dos 75 anos da instituição, ganhou a parceria da Universidade Federal da Bahia que também está comemorando o aniversário de 70 anos de fundação.

Participaram da abertura, realizada às 8h30 da quarta, 6, o representante da UFBA, Roberto Fernandes Silva Andrade, assessor para Assuntos Internacionais da instituição, Helmara Moraes, especialista em Línguas e representante do Consulado Americano, além dos representantes da Acbeu, o conselheiro Durval Olivieri, o gerente Geral Sergio Gouveia e a coordenadora Acadêmica Geral Adriana Rupp além de coordenadores acadêmicos. Realizado no Teatro Acbeu, no Corredor da Vitória, o TEFL Seminar 2016 comemora também um número recorde de participantes, entre professores da rede pública e privada, da Bahia e de outros estados do Nordeste. Eles terão à disposição 20 workshops, 5 plenárias e opções como talks (apresentações curtas) e mini-cursos, dentre outras, para debater e se aprimorar em assuntos relevantes ao ensino da língua inglesa.

Especialistas de renome nacionais, internacionais e também baianos ligados à UFBA e à Acbeu, estão entre os palestrantes convidados, alguns patrocinados pelos parceiros que são editoras, livrarias, agências de Intercâmbio e a Embaixada dos Estados Unidos, presentes também com exposição de livros para venda. Dentre os destaques do primeiro dia estão as plenárias com o professor Jorge Teixeira, da Oxford, pela manhã, e a palestra da representante da Editora Cengage, a professora argentinaLuciana Fernández. Para esta quinta, 7, estão na programação três plenárias, com o representante da Editora Richmond, Luiz Otávio Barros, com o representante da embaixada americana, Jeff Kuhn e com a superintendente da Casa Thomas Jefferson, de Brasília, Isabela Villas Boas, convidada pela Editora MacMillan. Haverá ainda, rodadas de workshops e uma apresentação da experiência do Pracatum Inglês, projeto apoiado pela Acbeu.

O TEFL Seminar tem parceria com entidades, editoras e distribuidores de livros como National Geographic Learning, Cengage Learning, Cambridge University Press, Oxford University Press, Macmillan Education, Pearson, Richmond, Helbling, Disal, SBS Livraria, Experimento e Embaixada dos Estados Unidos no Brasil.