Cultura

Vila do Diogo, em Mata de São João, é palco de espetáculos teatrais

A ação tem apoio financeiro do Governo do Estado
Ascom Cultura , Salvador | 09/06/2016 às 13:52
Alunas da Escola Municipal São Vicente que participam das oficinas do projeto Acontece no Diogo
Foto: Agnaldo Mattos

A comunidade da Vila de Diogo, em Mata de São João, no Litoral Norte, recebe nesta sexta (10), às 18h, o espetáculo O Labirinto do Mundo, de Alessandra Flores, e no sábado (11) um desfile com o boneco gigante Sereilone, construído por adolescentes da Escola Municipal São Vicente. A programação é parte do projeto Acontece no Diogo, que nestes dois dias se junta às comemorações locais em homenagem a Santo Antônio, padroeiro da comunidade. A ação tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia. 

A banda local Utopia Celeste fecha o evento que marca o encerramento das atividades do projeto, que movimentou a pacata vila ao longo de três meses com oficinas artísticas, mostras culturais, apresentação de espetáculos teatrais e contação de histórias. As atividades aconteceram no jardim da Escola. 

“A cada vez que penduramos gambiarras, instalamos refletores e transformamos um lugar cotidiano em um lugar de teatro, me encho de alegria. Por um breve momento, o pequeno jardim se transforma em um lugar mágico. O teatro acontece, fugaz, e tudo volta a ser como antes, mas nós que ali estávamos seguimos com mais cores na memória, alguns questionamentos, alegrias e mais beleza mesmo”, conta Alessandra Flores, jornalista, atriz, bonequeira e idealizadora da iniciativa. 

O Labirinto do Mundo - No espetáculo, uma bela e misteriosa mulher, lindamente vestida, sentada em um banquinho de costas para o público, abre uma caixinha de música e observa as pessoas através do espelho. É a narradora que conduz a história e apresenta a trajetória de um ser mágico que se transforma constantemente, assumindo formas diversas: de semente em flor, de flor em estrela – para viver no alto – de estrela em peixe – para fazer amigos no mar – de peixe em pássaro – para ser livre – até, enfim, se tornar um homem. A atriz Alessandra Flores representa todas estas mutações através da animação de objetos inusitados. 

Sobre o projeto - Acontece no Diogo é continuidade do projeto Minha História Conto Eu, realizado em 2014, por Alessandra Flores na vila de Diogo, em Mata de São João (BA). Na primeira edição, crianças, adultos e idosos participaram da construção dos bonecos e montagem do espetáculo, que reuniu histórias e memórias dos moradores da pequena vila, localizada na Linha Verde. Em 2016, Alessandra Flores, dá continuidade ao projeto, que foi batizado pelas crianças do local como Acontece no Diogo. Além das oficinas de teatro de bonecos, as crianças e jovens da comunidade participarão de oficinas de contação de histórias e confecção de máscaras. O projeto também prevê a realização de uma série de espetáculos artísticos na vila.

  Fundo de Cultura do Estado da Bahia (FCBA) – Criado em 2005 para incentivar e estimular as produções artístico-culturais baianas, o Fundo de Cultura é gerido pelas Secretarias da Cultura e da Fazenda. O mecanismo custeia, total ou parcialmente, projetos estritamente culturais de iniciativa de pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado. Os projetos financiados pelo Fundo de Cultura são, preferencialmente, aqueles que apesar da importância do seu significado, sejam de baixo apelo mercadológico, o que dificulta a obtenção de patrocínio junto à iniciativa privada. O FCBA está estruturado em 4 (quatro) linhas de apoio, modelo de referência para outros estados da federação: Ações Continuadas de Instituições Culturais sem fins lucrativos; Eventos Culturais Calendarizados; Mobilidade Artística e Cultural e Editais Setoriais. Para mais informações, acesse: www.cultura.ba.gov.br

 

SERVIÇO

 Espetáculo Labirinto do Mundo, com Alessandra Flores

Quando 10 de junho (sexta) às 18h

Onde: Jardim da Escola Municipal São Vicente

Mostra Final do Projeto Acontece no Diogo (cortejo de boneco gigante, teatro de bonecos e show musical)

Quando: 11 de junho (sábado) às 16h

Onde: Santo Antônio do Diogo

Quanto: Gratuito

Ação marca encerramento do Projeto Acontece no Diogo, que há três meses movimenta a região