Cultura

Mulheres, poesia e outras prosas

Noite de autógrafos e bate papo literário agitam a noite do dia 14 de junho, no Rio Vermelho
Isa Lorena Vergasta Moreira , Salvador | 07/06/2016 às 17:55
As Muitas Mulheres em Mim
Foto: Divulgação

Atendendo a pedidos dos leitores, a escritora e jornalista Márcia Moreira realiza no dia 14 de junho, às 19h, na Tropos (Rio Vermelho), uma noite de autógrafos do livro As Muitas Mulheres em Mim, lançado em 2014 pelo Selo Cartas Bahianas, da editora P55. Misturando prosa e poesia, o livro traz versos sobre paixões, angustias e erotismo, além de contos escritos como se fossem a página do diário de várias mulheres, com idades e vidas completamente diferentes, instigando o leitor com relatos em primeira pessoa.

No livro, todas as personagens contam, em detalhes, um dia em suas vidas: de uma menina a uma idosa; de uma freira a uma prostituta. Tudo dentro de uma edição primorosa feita pelo, também poeta, Claudius Portugal. "O livro propõe uma reflexão sobre as escolhas que fazemos ao longo da vida que nos levam a seguir por um caminho em detrimento de outro. Nestas escolhas vamos moldando nosso destino e a pessoas que queremos ser, deixando, de lado, outra vidas possíveis", conta Márcia.

Gerente de Jornalismo da Rádio Educadora FM e apresentadora do programa Multicultura, na mesma emissora, Marcia completa 27 anos de carreira em 2016. Durante o evento, além dos autógrafos, Marcia também bate um papo com o público sobre o seu processo criativo-literário e convida o editor da P55, André Portugal, para falar sobre o Selo Cartas Bahianas e seus títulos.

"A coleção Cartas Bahianas foi criada para registrar e revelar a literatura baiana contemporânea. O registro se dá através de lançamentos de livros de autores que já possuem uma trajetória percorrida. Mas o revelar é que faz dessa coleção ter uma importância fundamental, ao lançar novos autores, indo na contramão do mercado editorial, que impõe diversas dificuldades a escritores inéditos. Marcia Moreira é um exemplo de lançamento de uma autora inédita, que tivemos o orgulho de publicar, dona de uma poesia inquieta, ousada e de um texto com muita personalidade e força... ou seja, "As muitas mulheres em mim" é um livro que tem a cara da coleção Cartas Bahianas, e, que particularmente, eu considero como um dos mais bonitos livros da coleção", pontua André Portugal.

Coleção Cartas Bahianas – Voltada para a promoção da literatura contemporânea da Bahia, a coleção da editora P55 (www.p55.com.br) já publicou mais de 40 títulos de outros autores como Ruy Espinheira Filho, Antonio Brasileiro, Mirella Márcia Longo, Suênio Campos de Lucena, Cláudia Barral, Victor Mascarenhas, Mariana Paiva, Herculano Neto, Georgio Rios, Marcus Vinicius Rodrigues, Vanessa Bufonne, Adelice Souza, Renata Belmonte, Állex Leila, Maria Sampaio, Nilson Galvão, Aninha Franco, Marcos Dias, João Filho, Kátia Borges, Maxim Malhado, Karina Rabinovitz, Paloma Jorge Amado, Ângela Vilma, Mônica Menezes, Martha Galrão, e Ana Bárbara Souza.

P55 Edições – Criada em 2002, em Salvador, Bahia, a editora tem como conceito editorial publicações de livros nos segmentos de artes plásticas, cultura brasileira, prosa, poesia, antropologia, gastronomia, fotografia e literatura infantil. A editora tem como principal foco publicações de autores baianos, ou que residam na Bahia, e a disseminação sem restrições da cultura baiana e brasileira a preços acessíveis, seja editando livros raros em domínio público ou publicando livros inéditos.

Tropos – A Tropos é um espaço de Coworking localizado no Rio Vermelho onde pessoas e empresas podem estabelecer relacionamentos de negócios, oferecendo e/ou contratando serviços mutuamente. Neste espaço de trocas são criados relacionamentos, favorecendo o surgimento de ideias e projetos em grupo. A Tropos oferece o serviço de “Escritórios virtuais” e dispõe de espaço físico que segue as práticas de conduta do coworking, onde o foco não está apenas no lucro, mas também na sociedade.


Serviço

 

Noite de autógrafos com Márcia Moreira

As Muitas Mulheres em Mim - Selo Cartas Bahianas -Editora P55

Quando: 14 de junho (terça), às 19h.

Onde: Tropos – Rua Ilhéus, 214, Rio Vermelho.

Evento gratuito aberto ao público