Cultura

Espetáculo "O Tigre" celebra os 60 anos da Escola de Teatro da UFBA

programe-se
Ascom , Salvador | 17/04/2016 às 15:12
O Tigre
Foto: Soraia Maia
As perspectivas e poéticas da teatralidade contemporânea estão sempre em cena nos espetáculos da Mimus Companhia de Teatro, que experimenta os princípios artísticos da técnica do ator mímico francês, Etienne Decroux, a Mímica Corporal Dramática (MCD), articulando a corporeidade dilatada, a construção cênica e uma dramaturgia textual original e autônoma, tônicas do trabalho da Companhia, formada pelos artistas baianos, Deborah Moreira e George Mascarenhas. 

Um dos espetáculos do repertório da Companhia Mimus é “O Tigre”, que tem texto e direção de Deborah Moreira e é encenado por George Mascarenhas. “Numa floresta na Ásia e numa cidade do Brasil dois homens enfrentam ataques de tigre”. Segundo Deborah Moreira, esse foi o ponto de partida da pesquisa cênica que resultou na composição dos princípios do drama articulado à MCD, que ganhou ainda mais vida com a trilha sonora de Luciano Salvador Bahia e participação do músico Aroldo Macedo, com sua guitarra baiana. “O Tigre também tem as participações especiais de Capinam e Raimundo Matos de Leão na gravação dos textos em off da peça”, completa o ator George Mascarenhas.

“O Tigre” ganha nova temporada em Salvador, de 21/04 a 01/05, de quinta a domingo, sempre às 20h, no Teatro Martins Gonçalves, no Canela, como parte do programa “Prata da Casa”, da Escola de Teatro da UFBA, que comemora 60 anos junto com os 70 da instituição. 

“É uma temporada especial em homenagem à Escola e foi um convite da professora Eliene Benício, diretora da Escola, que nos deixou muito felizes”, comenta Mascarenhas, professor  da Escola, convidado para integrar as comemorações artísticas da UFBA.

A Mimus Companhia de Teatro
Formada pelos artistas Deborah Moreira e George Mascarenhas, a Mimus Companhia de Teatro foi criada em 2007, em Salvador, Bahia, tendo como linhas de atuação a criação cênica (construção e circulação de repertório cênico), formação de artistas (cursos, oficinas e conferências), difusão de conhecimentos, pesquisas e modos de criação ligados à mímica e ao teatro físico.

George Mascarenhas é Doutor em Artes Cênicas (PPGAC/UFBa), Mestre em Artes pela Universidade Federal da Bahia, Diploma de Mímica Corporal Dramática pela Ecole de Mime Corporel Dramatique (Londres-1998), Licence de Estudos Teatrais pela Université de la Sorbonne Nouvelle – Paris III.

Deborah Moreira é Mestre em Artes Cênicas (PPGAC/UFBA), Formada em Mímica Corporal Dramática no Brasil em 2004, com o aval da École de Mime Corporel Dramatique de Londres. Bacharel em Interpretação Teatral pela Universidade Federal da Bahia em 2000.


SERVIÇO
Espetáculo: 
“O Tigre” - de 21/04 a 01/05 - quinta a domingo
Onde: 
Escola de Teatro da UFBA / Teatro Martins Gonçalves - Canela - Salvador/BA
Horário: 
Sempre às 20 horas
Ingressos:
R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia)
Temporada especial: 
Programa “Prata da Casa” - Comemoração dos 60 anos da Escola de Teatro da UFBA
Informações: 
www.mimus.com.br
Crédito fotos:
Sora Maia
Assessoria de Imprensa:
Core Comunicação - Adriana Nogueira (71) 99118-7870