Cultura

'Minha avó era Palhaço' visita salvador

Esse projeto é um dos resultados do prêmio Funarte Caixa Carequinha de fomento ao circo na categoria pesquisa de 2014
Tatiane Carcanhollo , Salvador | 15/04/2016 às 19:08
Minha Avó Era Palhaço
Foto: Divulgação

Mariana Gabriel (SP) é pesquisadora e palhaça e desenvolveu um trabalho muito interessante sobre a história circense de sua família, o documentário 'Minha avó era Palhaço'. Ela estará em Salvador a partir de segunda-feira até o dia 27 de abril.

O filme, dirigido por ela e Ana Minehira, conta a trajetória artística da primeira palhaça negra do Brasil, dona Maria Eliza Alves. Ela se apresentava como "Xamego", palhaço homem, no início da década de 40. Era a grande atração do Circo Guarany, circo do bisavô de Mariana, João Alves. 

Esse projeto é um dos resultados do prêmio Funarte Caixa Carequinha de fomento ao circo na categoria pesquisa de 2014. O lançamento do filme foi em São Paulo, no dia 21/03, data do 107o aniversário de Maria Eliza, em um evento na sala Cinearte, que levou 280 pessoas ao cinema, sendo destaque no site "Todos os negros do Mundo"  e no programa "Metrópolis" da Tv Cultura.

Depois disso, a avó de Mariana já foi homenageada pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo e seu documentário também foi exibido no Museu da Imagem e do Som de São Paulo para mais de 100 pessoas. 

"Estamos fechando parcerias, a ideia é exibir em festivais nacionais e internacionais, também em centros culturais e escolas.Temos planos também de exibição na Colômbia, Peru e Bolívia" - explica Mariana, que completa: "Não temos distribuidora, fizemos um filme de guerrilha com apenas 15 pessoas, por isso quero aproveitar minhas viagens, como agora para Salvador e fomentar a exibição do filme".