Cultura

Cine Avuadora neste fim de semana em Jequié

A sessão com seis curtas baianos acontece no sábado, dia 16, às 16h, com entrada gratuita
Carlos Baumgarten , Jequié | 14/04/2016 às 16:24
Cega Seca
Foto: Divulgação

Jequié  vai receber o Cine Avuadora, projeto do Coletivo Urgente de Audiovisual (CUAL) nesse fim de semana. A sessão com seis curtas baianos acontece no sábado, dia 16, às 16h, com entrada gratuita. Serão exibidos, no Centro de Cultura ACM, os filmes  “Cega Seca” “Haram”, “Laje do Céu”, “Menino do Cinco”, “Menino Invisível” e “A Retomada” . Após a sessão, o público participa de um debate com críticos convidados. No domingo, dia 17, às 14h, o CUAL realiza, também no Centro de Cultura, um workshop sobre o panorama da produção cinematográfica atual, seus métodos e as novas possibilidades dentro do audiovisual. Os interessados podem se inscrever gratuitamente na página www.cualcinema.com/cineavuadora. O projeto foi contemplado com recursos do edital de Agitação Cultural, realizado pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.

 

Filmes

 

“Cega Seca”

Direção – Sofia Frederico

Elenco – Agnaldo Lopes, Bertho Filho, Iami Rebouças e Léo Costa

Sinopse – A seca dizima vidas num pequeno povoado do sertão brasileiro. Um sertanejo sustenta a família vendendo pássaros cantores. Para apurar o canto dessas aves e torná-las ainda mais atraentes, o homem cega os pássaros. O segredo é somente compartilhado pelo seu filho, um menino que tem como único companheiro um passarinho de estimação.

 

 

“Haram”

Direção – Max Gaggino

Elenco – Luciana Fernandes, Ana Lucia Moura, Antônio Carlos Costa, Maiane Casemiro dos Santos

Sinopse – Salwa é uma imigrante muçulmana que fugiu da guerra na Palestina e se refugiou em Salvador com seu marido Farid. Recém-chegada e ainda fora do lugar, Salwa conhece sua vizinha Felicia, uma menina de dez anos que mora a poucos metros dela. Começa rapidamente um intercâmbio cultural entre as duas. Através de um dialogo desinibido e sem censuras, a ingênua Felicia faz perguntas que qualquer adulto teria receio de fazer.

 

“Laje do Céu

Direção – Léo França

Elenco – Camila Ribeiro, Délio Pires Rosas, Eduardo Gomes, Felipe Assis, Felipe Benevides, Francisco Fraser, Isaura Tupiniquim, Jaqueline Elesbão, João Mello França, Jorge Alencar, Jorge Oliveira, Lia Cunha, Lucas Barreto de Sá, Michelle Mattiuzzi, Neto Machado, Olga Lamas, Paula Carneiro Dias, Rita Aquino, Talita Gomes e Yuri Tripodi.

Sinopse – Um lugar que existe na Geografia e no imaginário. No topo da serra de Itiúba, encontra-se este grande lajedo de pedra com uma pequena capela e fortes correntes de vento. O lajedo é um chão firme de pedra onde se pode pisar, já o céu ninguém toca. Entre o que se pode pisar e ninguém tocar se encontra a laje. A Laje do Céu é onde se perde o chão onde se pisa e cria-se um novo lugar para tocar, é um lugar imaginário que existe.

 

“Menino do Cinco”

Direção – Marcelo Matos de Oliveira e Wallace Nogueira

Elenco – Emanuel de Sena, Jonas Laborda e Thomas Vinícius de Oliveira

Sinopse – Ricardo finalmente encontra um amigo, mas ele não pode ser seu

 

“Menino Invisível”

Direção – Danilo Umbelino, Murilo Deolino e Uiran Paranhos

Elenco – João Vítor e Lorena Sales

Sinopse – Um menino morador de rua é sistematicamente ignorado pelos passantes. Entretanto, a pobreza e o abandono não são capazes de embotar seu natural desejo infantil de sonhar.

 

“Retomada”

Direção – Leon Sampaio

Elenco – Povo Tupinambá da Serra do Padeiro

Sinopse - Primeiro povo a fazer contato com os portugueses no Brasil, os Tupinambá lutam atualmente pelas terras que os fazendeiros tomaram no início do século passado. O filme investiga o processo de resistência dos índios da Serra do Padeiro, território liderado pelo Cacique Babau. Desde que Babau virou cacique, os índios retomaram mais de cinquenta fazendas e lutam dia a dia pela sobrevivência.

 

Trailers

 

"Menino do Cinco" - https://www.youtube.com/watch?v=UChMLSII4Aw

"Menino Invisível" - https://www.youtube.com/watch?v=N82ca-BsjzE

"Haram" - https://www.youtube.com/watch?v=pd7iLNfDids