Cultura

MAM-BA abre exposição com principais obras do acervo nesta quinta(10)

Museu de Arte Moderna da Bahia inaugura exposição com coleção de modernistas brasileiros
Ascom MAM , Salvador | 09/03/2016 às 18:57
Exposição
Foto: José Elias

Importantes obras que compõem o acervo permanente do Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA) serão apresentadas ao público nesta quinta-feira (10), às 19h, durante abertura da exposição “O Modernismo Brasileiro e o viés baiano”. A mostra reúne vários artistas integrantes do período modernista da arte brasileira, entre eles: Cândido Portinari, Alfredo Volpi, Di Cavalcanti, Djanira Motta e Silva, Samson Flexor, Flávio de Carvalho, José Pancetti, Cícero Dias, Aldo Bonadei, Francisco Rebolo, Iberê Camargo, Burle Marx, Jenner Augusto, Mário Cravo Júnior, Genaro de Carvalho e Carybé.

O destaque da mostra fica por conta da obra da artista paulista, Tarsila do Amaral, expoente do modernismo brasileiro. Uma de suas obras mais prestigiadas, “O Touro” (Boi na Floresta), datada de 1928, está entre as peças expostas. A pintura em óleo sobre tela é a única em coleção pública do Norte/Nordeste. “Vamos expor obras com viés figurativo dos grandes artistas modernistas, dando visibilidade à coleção do museu, buscando colocar o público para ter contato com parte do acervo, que durante muito tempo esteve guardado”, afirma Zivé Guidice, diretor do Museu de Arte Moderna da Bahia.

A exposição dá início a nova programação do MAM-BA, que vai contar com mostras temporárias do acervo permanente e exibirá também obras adquiridas nos Salões de Artes Visuais. A visitação é gratuita e pode ser feita de terça a domingo, das 13h às 18h, no pavimento térreo do Casarão do MAM-BA. O Museu de Arte Moderna da Bahia é uma instituição do Governo do Estado e está vinculada diretamente ao Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC), autarquia da Secretaria de Cultura da Bahia (SecultBA).

 

SERVIÇO

Exposição “O Modernismo Brasileiro e o viés baiano”

Abertura: 10 de março, às 19h

Visitação: 11 de março a 17 de abril, terça a domingo, das 13h às 18h

Casarão do Museu de Arte Moderna da Bahia

Entrada gratuita