Cultura

IGHB empossa diretoria 2016/2017 nesta sexta(26) e anuncia programação

Os novos membros assumem o mandato 2016/2017, e apresentam, durante o evento, a prestação de contas do exercício 2015 e proposta orçamentária para 2016
IGHB Bahia , Salvador | 24/02/2016 às 17:30
Eduardo Morais - Roberto Santos - Edivaldo Boaventura
Foto: Divulgação

Nesta sexta(26), às 17h, acontece a cerimônia de posse da nova diretoria do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, eleita em assembleia geral no final do ano passado. Os novos membros assumem o mandato 2016/2017, e apresentam, durante o evento, a prestação de contas do exercício 2015 e proposta orçamentária para 2016. O presidente eleito, empresário Eduardo Morais de Castro, anunciará o cronograma das atividades culturais previstas para este ano, que inclui parcerias com diversas instituições de ensino e entidades, homenagem aos 70 anos da Ufba, além do projeto de restauração da sede atual do IGHB.

A abertura do calendário acontece nesta segunda(29), às 17h, com a mesa redonda “29 de fevereiro (ano bissexto) - calendários, visões do tempo e imaginário popular através da história”, com palestras dos professores Jaime Nascimento e Severiano José Santos Jr.(Ifba). A proposta do encontro é discutir os vários calendários vigentes, hoje, no mundo, além do gregoriano, que é o adotado no Brasil.

Sobre o IGHB - Fundado em 13 de maio de 1894, a entidade cultural mais antiga do Estado é também conhecida como a “Casa da Bahia”. É uma das 15 instituições apoiadas pelo programa Ações Continuadas a Instituições Culturais, iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) através do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA). 

O Instituto possui a maior coleção de jornais, datados desde o século XIX até a atualidade, além do maior acervo cartográfico do Estado. Na Biblioteca Ruy Barbosa, cerca de 30 mil títulos, incluindo obras raras, estão à disposição de pesquisadores e demais interessados. O mesmo acontece no Arquivo Theodoro Sampaio, que reúne e conserva acervos particulares, a exemplo de Theodoro Fernandes Sampaio e preciosidades, como os manuscritos de poesias de Antônio de Castro Alves e cartas de Antônio Conselheiro. Dentre outras funções, o IGHB é o guardião do Pavilhão 2 de Julho, no Largo da Lapinha, onde estão os dois principais símbolos da maior festa cívica do país: o Caboclo e a Cabocla; ícones da participação popular nas lutas pela independência baiana.

Confira a nova diretoria 2016/2017:

DIRETORIA

Presidente de honra - Roberto Santos 
Presidente – Eduardo Morais de Castro
1º vice – Beatriz Cerqueira Lima
2º vice - José Nilton Carvalho Pereira
3º vice – Joaci Góes
Secretário Geral – Newton Cleyde Alves Peixoto
Secretário Adjunto – Alberto Nunes Vaz da Silva
Diretor financeiro – Wilson Thomé Sardinha Martins
Diretor financeiro adjunto – Fernando Antônio de Souza
Orador oficial – Edivaldo Boaventura
Diretor de publicações – Sérgio Mattos
Diretor biblioteca – Carlos Eugênio Junqueira Ayres
Diretor de arquivo – Zita Magalhães Alves 

DIRETORES SUPLENTES
Antonio Menezes Filho
Luiz Américo Lisboa JR.
Raul Chaves Filho 

CONSELHO FISCAL
Luiz Fisher
Robson Arapiraca
Sudário de Aguiar Cunha 

SUPLENTES 
Claudelino Miranda
Guarani Araripe
Romário Gomes

 

SERVIÇO
Posse da diretoria 2016/2017 do IGHB
26/02, às 17h
Instituto Geográfico e Histórico da Bahia
Avenida Joana Angélica, 43
71 3329 4463/6336