Cultura

Festival percussivo NALATA abriga a inédita Exposição Luthiers

Evento irá reunir peças de sete profissionais baianos especializados na construção e no reparo de instrumentos musicais
Viva Interativa , Salvador | 23/02/2016 às 13:02
Festival percussivo NALATA abriga a inédita Exposição Luthiers
Foto: Divulgação

O público que for conferir o NALATA - I Festival Internacional de Percussão, que acontece no próximo final de semana (26, 27 e 28/02), no Candyall Guetho Square, vai poder desfrutar da apresentação de grandes nomes da percussão brasileira e mundial, inclusive a do lendário Changuito, considerado por muitos o maior percussionista do planeta. Como se não bastasse o time de peso convidado, a iniciativa ainda conta, na programação, com oficina, palestra e exposição.

Durante todos os dias do evento, no próprio Guetho, das 16h às 22h, estará aberta a inédita Exposição Luthiers, que irá reunir peças de sete profissionais baianos especializados na construção e no reparo de instrumentos musicais. São eles Gildo Cajon, Japa System, Cleybson Bolão, Padrums, Atabasabar, Marquinhos das Cobras e Bandcase Brasil.

Na exposição, será possível contemplar itens como cajons; pandeiros de madeira; tambores de mola; o atabasabar (junção do Sabá do Senegal e Atabaque da Bahia); instrumentos sustentáveis feitos de materiais recicláveis ou gerados a partir de peças musicais danificadas; instrumentos oriundos de utensílios de cozinha, como panelas e frigideiras; baquetas especiais; berimbaus; caxixis; e até exposição de cases (locais onde são guardados os instrumentos).

O NALATA visa fomentar cada vez mais o empreendedorismo dos projetistas locais e vai dar oportunidade a esses luthiers de se mostrarem enquanto construtores e empreendedores, uma vez que esse segmento é significativo no que se refere à economia do estado baiano. “Os expositores são pessoas que não necessariamente têm o instrumento em todas as lojas do Brasil, mas os grandes artistas têm, em seus palcos, os instrumentos de alguns destes projetistas”, revela o curador da exposição e um dos organizadores do festival, o diretor musical da Pracatum, Gerson Silva.

NALATA | Com a marca de ser um evento inédito, o grande encontro percussivo tem realização do Ministério da Cultura com patrocínio da Novelis - líder mundial em laminados e em reciclagem de alumínio -, produção da Pracatum Escola de Música e Tecnologia e Candyall Entertainment, e apoio da Air Europa, Sheraton da Bahia, Grupo A Tarde, Prefeitura de Salvador e Governo do Estado da Bahia.