Cultura

CAETITÉ – 30ª edição do Encontro de Ternos de Reis mantém tradição

Que maravilha essa tradição de Caetité
Direcom , Caetité | 11/01/2016 às 20:02
Ternos de Reis desfilando em Caetité
Foto: Direcom
O 30º Encontro de Ternos de Reis e Violeiros de Caetité e Região, que ocorreu no domingo (10), evento que contou com o patrocínio da Prefeitura Municipal de Caetité através de suas Secretarias de Cultura e de Desenvolvimento Social, e da Rádio Educadora Santana, levou às ruas da cidade o mais puro folclore, mantendo viva uma tradição de mais de 300 anos.

Com suas raízes nas tradições católicas dos primeiros colonizadores do sertão, os reisados fazem parte dos festejos que celebram o nascimento de Cristo, quando o menino Jesus fora visitado pelos magos que a cultura transformou nos reis Melchior, Baltazar e Gaspar.

Segundo o idealizador do evento, Prof. Luiz Benevides, que pesquisou o histórico da festa em Caetité, ao longo dos séculos a tradição mereceu o registro do ilustre intelectual Teodoro Fernandes Sampaio, que passou pela cidade em 1880 – assinalando a sua importância cultural.

Neste ano não houve competição entre os ternos que se apresentaram na Praça da Catedral. Todos os ternos de reis receberam um prêmio pela participação, pois, como disse o Prefeito Municipal, José Barreira, “é um merecimento geral de todos que mantêm viva essa tradição, de uma festa verdadeiramente popular”.

O evento começou pela manhã, com os ternos se reunindo diante da Catedral de Santana, seguido pelo desfile pelas principais ruas até o retorno à Praça da Matriz, quando os ternos recebem a bênção. Dando continuidade à programação, os reiseiros fizeram sua apresentação ao público que foi até o meio da tarde, quando ocorreu um dos momentos mais esperados do dia: o festival de viola. 

Em seguida, houve o encerramento final onde os participantes receberam sua premiação.