Cultura

Artistas promovem exposição coletiva em rua sem saída na Barra

Acontece no domingo dia 20
Versos Sibilitantes , da redação em Salvador | 16/12/2015 às 07:32
Mostra coletiva
Foto: Dieter Neander
Um grupo de artistas irá expor obras de artes plásticas e literatura neste domingo (20), a partir das 15h, na Rua São Luiz, na Barra. A via sem saída irá abrigar trabalhos de ao menos dez criadores. A ideia, segundo a organizadora do evento, a performer e poetisa Ediane do Monte, é aproximar a arte da população, transformando o espaço público em um ambiente mais agradável, que facilite a convivência, promova a reflexão e abra possibilidades para experiências transcendentais, mesmo numa metrópole.

As peças produzidas pelos artistas, de acordo com Ediane do Monte, foram doadas e permanecerão expostas na rua depois da exposição ao ar livre. “Podemos pensar nessa área, cujas árvores ainda resistem às pragas e podas sistemáticas, como um espaço alternativo e coletivo para relaxamento e meditação. As obras de arte
têm o poder de transformar a realidade em sonho, alucinação, miragem. Dessa forma, essa rua pode ser vista como um pequeno oásis no meio do deserto urbano de Salvador”, explica.

Além de poemas, esculturas, pinturas, colagens e intervenções artísticas, quem for à Rua São Luiz neste domingo poderá conferir cânticos de mantras e apresentação de Rap. “Mas a programação não está fechada. Quem quiser recitar um poema ou mostrar aos presentes uma música de autoria própria, será muito bem-vindo. O importante é compartilhar boas experiências a partir do ato artístico-criativo”, assinala a organizadora do encontro, Ediane do Monte.

Participantes: Christian Chehade (Mantras); Diogo Moncorvo e Daniel Chehade (Rap); Angela Peroba (Poesia, pinturas e colagens); Marcio Lima (Esculturas); Bernardo Almeida (Poesias); Ramiro Bernabó (Esculturas e poesias); Elizeu Moreira Paranaguá (Poesias); Luiz Ramos (Poesias e instalação) e Ediane do Monte (Poesias e Intervenções).