Cultura

CREA lança livro e DVDs sobre a História da Engenharia na Bahia

Documentação importante e de alto relevo para pesquisadores sobre a história da Engenharia
Tasso Franco , da redação em Salvador | 24/11/2015 às 09:18
Francisco Sena, Jolivaldo Freitas e Antonio Pastori no Teatro Eva Herz
Foto: BJÁ
   Foi lançado na noite de segunda-feira, 23, o livro “A Engenharia e a História da Bahia”,escrito pelo jornalista Jolivaldo Freitas, integrando às festividades pelo 80 anos do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (que já foi também da Arquitetura) da Bahia, Crea-BA; e uma série de 4 DVDS sobre o mesmo tema com produção e direção de Antonio Pastori. 

   Daniela Biscarde, o presidente Marco Amigo, o engenheiro e professor Herbert Oliveira, abraçaram uma ideia do professor Caiuby Alves da Costa e José Spinola e confiaram a Jolivaldo livro em que a história esteja literalmente alicerçada pela Engenharia.

   De acordo com Jolivaldo, "mas, como cravar a figura do engenheiro ao longo dos séculos, notadamente quando da construção da Cidade de Salvador ou Cidade da Bahia, se somente séculos depois é que começou a ser usada a nomenclatura identificando a profissão de engenheiro. Foi um trabalho dando, com mais de 13 mil páginas pesquisadas por minha equipe e agradeço a Marcela Souza, museóloga Rita Maria Andrade, Raquel Ávila e ao pessoal da Fundação Gregório de Mattos, Tempostal e Fundação Pierre Verger, sem esquecer ao pessoal da Biblioteca Central, Divisão de Cultura Baiana, pelo danado do apoio e da chateação por mim cometida para alcançar o intento.

 O livro mostra a evolução histórica, do patrimônio, dos projetos e da capital e Bahia desde o século XVI ao século atual. É um livro grande, com fotos de Sérgio Pedreira e José Spinola, Manu Dias e outros (fotos antigas da FGM e Tempostal, etc), design gráfico de Alfredo Silva, também destacado advogado.

  No mesmo evento também foi lançada um boxe com 4 DVDs (Engenhar) - A Missão do Templário, Engenhos Imperiais, Entre a Memória e o Futuro e uma Trilha de Notáveis - série audiovisual sobre a história da engenharia na Bahia cada qual com 30 minutos, narração de igor Dantas, produção de Denise Queiroz, fotografia de Aristides Jr e antonio Pastori, edição e roteiro de Antonio Pastori e Gabriela de Paula, assistente de direção de Cid Ramos e Ailton Capinam, e direção geral de Antonio Pastori.