Cultura

Museu da Cultura Afro Brasileira promove três exposições

Mostras marcam a passagem do Mês da Consciência Negra
Companhia Comunicação , Salvador | 20/11/2015 às 19:27
Museu da Cultura Afro Brasileira promove três exposições
Foto: DIV
Três grandes exposições integram, a partir do dia 30 de novembro, a programação preparada pelo Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira (Muncab) em função do Mês da Consciência Negra. Duas das mostras apresentam trabalhos dos artistas plásticos J.Cunha e Alberto Pita, cuja trajetórias estão diretamente vinculadas ao universo afro-brasileiro. Uma terceira exposição reúne o acervo do próprio Muncab, com cerca de 260 obras relacionadas com a ancestralidade africana e a contemporaneidade. O patrocínio do projeto Novembro Negro no Muncab – Arte e História é da Bahiatursa. A entrada é gratuita.
As exposições, apesar de diferentes na proposta, têm em comum a ênfase na valorização e difusão de aspectos da cultura de matriz africana, destacando a sua influência sobre a cultura brasileira. Através de documentos, fotografias, arte religiosa, esculturas, pinturas, ourivesaria e arte contemporânea de diversos artistas nacionais e estrangeiros, o Muncab consolida, assim, a sua preocupação em colaborar para a construção de um lastro cultural africano na Bahia e no Brasil.
As exposições que integram o projeto Novembro Negro no Muncab ficarão em cartaz até o dia 30 de janeiro de 2016, com visitação de terça a sábado, das 9h às 17 horas.