Cultura

Cineasta Joel Zito vem a Cachoeira para o Bahia Afro Film Festival

Joel Zito Araújo estará em Cachoeira entre os dias 23 e 28 de novembr
Jane Fernandes , Cachoeira | 26/10/2015 às 13:58
Joel Zito
Foto: Tânia Rêgo

O cineasta e pesquisador mineiro Joel Zito Araújo estará em Cachoeira entre os dias 23 e 28 de novembro, integrando o júri do VI Bahia Afro Film Festival (BAFF), evento que reúne filmes de todo o mundo com foco na realidade afrodescendente e será sediado no Cine Theatro Cachoeirano. Ele será um dos responsáveis pela escolha dos vencedores das nove categorias competitivas do BAFF, que além das premiações tradicionais destaca o mais contundente em Temática Social e a melhor Produção Independente.

Vencedor de oito kikitos no Festival de Gramado, por Filhas do Vento, e premiado no festival É Tudo Verdade com o documentário A negação do Brasil, o cineasta usa suas produções como instrumento de luta contra a desigualdade racial. Além de avaliar os filmes, Joel Zito também participará do debateO cinema afrodescendente no mundo e sua responsabilidade como disseminador da cultura, que acontece no dia 25 de novembro, dentro da programação do BAFF.

Com mostras paralelas realizadas no Terreiro Cejá Hundê, no Território Quilombola do Iguape e na Ladeira da Cadeia, o festival integra as comemorações pelo Mês da Consciência Negra.  A programação será transmitida ao vivo pelo site www.bahiaafrofilmfestival.com.br e inclui shows das bandas Gêge Nagô e Grupo Transcendental.