Cultura

Lázaro Ramos e Sérgio Machado apresentam filme em festival de cinema

Exibição acontece dia 28 de outubro no Espaço Itaú de Cinema Glauber Rocha
Quarta Via , Salvador | 07/10/2015 às 15:23
Tudo que aprendemos juntos
Foto: Bia Lefevre

Sucesso das noites de terça-feira no seriado global “Mister Brau” e com estreia da peça “O topo da montanha” (na qual interpreta Martin Luther King) marcada para 09 de outubro, o ator Lázaro Ramos desembarca em Salvador no final do mês para a sessão de abertura do XI Panorama Internacional Coisa de Cinema. O festival iniciará sua programação com o filme “Tudo que aprendemos juntos”, dirigido pelo baiano Sérgio Machado, que também estará presente na sessão.

Ainda sem horário definido, a exibição acontece no dia 28 de outubro, no Espaço Itaú de Cinema Glauber Rocha, e será seguida de debate com o público. No filme, que teve première mundial no Festival de Locarno (Suíça), Lázaro interpreta o jovem violinista Laerte, que após anos de ensaio para integrar a Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo) tem uma crise nervosa e não consegue participar da audição.

 

Sem alternativas, ele acaba ensinando música em Heliópolis, comunidade marcada pela violência em São Paulo. Mesmo tendo de lidar com traficantes que dominam o lugar, ele busca novas maneiras de dar aula e conquista os alunos, enquanto também resgata o prazer de tocar. A atuação de Lázaro rendeu elogios da conceituada revista americana Variety, especializada em cultura.

O Panorama é uma realização da produtora Coisa de Cinema em parceria com o Cineclube Mário Gusmão, projeto de pesquisa e extensão da UFRB. Com apoio de mídia do jornal Correio, o festival é patrocinado pela Petrobras e pelo Governo do Estado da Bahia, através do Fundo de Cultura.